03/08/2012
Hospital Municipal de Novo Hamburgo recebe fiscalização do Coren-RS

instituição carece de correto dimensionamento de pessoal
Nos dias 30, 31 de julho e 01 de agosto, o Departamento de Fiscalização do Coren-RS esteve presente na Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo – Hospital Municipal de Novo Hamburgo, Unidade de Pronto Atendimento de Canudos e Pronto Atendimento 24 Horas, a fim de realizar abordagem fiscalizatória de retorno para averiguação da estrutura, organização e dimensionamento do Serviço de Enfermagem, a área física das Instituições e ouvir as demandas dos profissionais de Enfermagem.

Foi detectado que o Hospital, apesar de passar por uma fase de reforma e reestruturação de algumas partes de sua área física, ainda carece de manutenção e melhorias estruturais. O Município conta atualmente com uma UPA inaugurada em 2011, e o Pronto Atendimento 24 Horas, que necessitam de inúmeras adequações em suas estruturas físicas. A Unidade de Pronto Atendimento apresenta além de déficit no quadro de pessoal e falhas estruturais, carência de equipamentos elementares para o atendimento da população.

Alguns ajustes administrativos e organizacionais de Enfermagem foram realizados, tais melhorias, contudo, não resolvem questões relacionadas ao déficit de profissionais de Enfermagem, bem como a necessidade de adequação de fluxos e processos internos nas Instituições.

Esses problemas interferem diretamente no atendimento oferecido nessas unidades. Para se ter idéia o déficit de profissionais de Enfermagem do Hospital da cidade fica acima de 30 Enfermeiros e 60 Técnicos de Enfermagem.

O Departamento de Fiscalização realizará, nos próximos dias, reunião com as Coordenações de Enfermagem e a Gestão Administrativa da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, a fim de apresentar os Relatórios das Visitas Fiscalizatórias e acordar planejamento de adequação das irregularidades apontadas.

O Coren-RS permanecerá atento, acompanhando as ações de saúde desse Município com o foco de garantir a prestação de uma assistência de Enfermagem segura, prudente e de excelência para a população de Novo Hamburgo e região.




Link da notícia: https://www.portalcoren-rs.gov.br/index.php?categoria=publicacoes&pagina=noticia-ler&id=2739