22/02/2013
Conheça seu Conselheiro – perfil Abelardo Gomes

O conselheiro Abelardo Gomes, de 53 anos, apostou no dinamismo como pilar de sua carreira profissional. Formou-se no curso Técnico de Enfermagem e também no curso de Graduação de Enfermagem (Feevale). Atualmente está concluindo a pós-graduação em Urgência e Emergência. Sua primeira atuação na área da saúde foi, em 2005, no Hospital de Pronto-Socorro (HPS) de Canoas, na região metropolitana. Depois atuou como enfermeiro no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cachoeirinha, Canoas e Sapucaia do Sul, onde exerce a função até hoje. Quer saber mais sobre o conselheiro? Leia o perfil a seguir.

- O que fez com que você escolhesse pela Enfermagem?
Em 2003, fundei o Grupo de Resgate ao Trauma (GRT), uma organização não governamental e sem fins lucrativos, que está ativa até hoje. O objetivo do grupo é atuar voluntariamente prestando socorro às vítimas do trânsito e das estradas. Foi esse trabalho que suscitou minha vontade de ir adiante com a prestação de cuidados às pessoas, decidindo cursar Enfermagem.

- Quais os maiores desafios já enfrentados/a serem enfrentados?
A categoria da Enfermagem ainda tem muito para evoluir. Nosso espaço, tanto profissional quanto social, tem que ser mais reconhecido. Mas acredito que um dos maiores desafios é a qualificação e capacitação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares. Em função da falta de piso salarial e da jornada de trabalho não fixa, inúmeros profissionais emendam um trabalho no outro, sem restar tempo para se aplicarem teoricamente. Isto é um desafio enorme: lutar pela qualificação técnica da categoria, fomentar a pesquisa na Enfermagem e colaborar para o aperfeiçoamento de currículo.

- Qual a importância de trabalhar no Coren-RS?
Enquanto Conselho e órgão regulador, propiciamos oportunidades de extensão técnica à categoria, propondo mudanças na realidade da qual fazemos parte. Oportunidade de transformação e evolução na Enfermagem: isso, pra mim, é o ponto mais importante de ser conselheiro aqui.

- Além da satisfação profissional, que outros retornos a Enfermagem trouxe/traz para você?
Acho que bem pelo contrário. Não devemos pensar na Enfermagem principalmente como uma profissão. É a prática da esperança, do bem-estar. Se não pudermos, enquanto profissionais, salvar uma vida, pelo menos estaremos fazendo de tudo para levar conforto ao enfermo, diminuir sua angústia, sua dor. O ato do cuidar é uma extensão do ser humano e uma extensão de ser humano. A Enfermagem te dá, acima de tudo, um retorno espiritual, porque é uma missão de vida, um ato de amor.