08/03/2013
Conheça seu Conselheiro – perfil Ires Silva

Enfermeira graduada pela Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), em 2000, Ires Maria da Silva, hoje com 45 anos, é uma das conselheiras do Coren-RS. Concluiu, em 2002, a pós-graduação em Terapia Intensiva com ênfase em Adulto (Ulbra) e, em 2008, a especialização de Auditoria em Saúde (IAHCS). Sua primeira experiência profissional foi na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Casa da Irmandade de Misericórdia de Porto Alegre, onde atuou por três anos. De 2002 a 2006, trabalhou na Emergência do Hospital Mãe de Deus. Atualmente é enfermeira auditora na Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (CABERGS) e no setor de Faturamento da Sociedade Educadora e Beneficente do Sul (SEBS-RS). Quer saber mais sobre a conselheira Ires? Acompanhe o perfil a seguir.

- O que fez com que você escolhesse pela Enfermagem?
Sempre gostei de trabalhar com pessoas e, por isso, sempre me identifiquei com a área da saúde. Dessa maneira, a Enfermagem acabou se tornando uma escolha natural, por me trazer a possibilidade do contato constante com o ser humano e, acima de tudo, por me permitir trabalhar pela melhor qualidade de vida das pessoas.

- O que mais motiva a atuar na área?
O cuidado. Acompanhar a evolução de uma pessoa, que está se recuperando de uma situação de doença, e poder ver em seu rosto a esperança faz com que os desafios do dia a dia valham a pena.

- Quais os maiores desafios já enfrentados/a serem enfrentados?
O desafio de fazer com que a Enfermagem seja reconhecida, pela importância que a categoria possui em nossa sociedade.

- O que já realizou em prol da categoria e o que ainda quer realizar?
Como conselheira do Coren-RS, tenho a possibilidade de fazer com que a Enfermagem seja vista e reconhecida pelo seu incessante trabalho junto à sociedade, além de buscar melhorias para a categoria. 

- Além da satisfação profissional, que outros retornos a Enfermagem trouxe/traz para você?
Conhecimento. Tanto o conhecimento técnico-científico, quanto o conhecimento a respeito do ser humano, da forma como nos relacionamos. É extremamente gratificante vivenciar as diferentes maneiras como cada um enfrenta as situações diárias de estresse, tensão, medo e também de alegrias.