entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
15/03/2013
Conheça seu Conselheiro – Luci Teresinha Machado Malickovski

Integrante do quadro II e III de conselheiros efetivos do Coren-RS, a técnica de Enfermagem Luci Teresinha Machado Malickovski, 43 anos, formou-se no curso de auxiliar de Enfermagem (Escola de Ensino IPUC) e no curso técnico de Enfermagem (Ulbra). Sua primeira experiência profissional aconteceu em 2000, na Fundação de Assistência Social de Cidadania (FASC), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Quer saber mais sobre a conselheira? Leia a entrevista a seguir.

- O que fez com que você escolhesse pela Enfermagem?
O fato de que a profissão permite lidar com uma das partes mais importantes da vida do ser humano: a saúde.

- O que mais motiva a atuar na área?
A responsabilidade técnica aliada ao cuidado na assistência, nos momentos em que as pessoas estão fragilizadas. Acredito que nós, técnicos, auxiliares e enfermeiros, somos a principal ferramenta de humanização do atendimento na área da saúde.

- Quais os maiores desafios já enfrentados e a serem enfrentados?
As precárias condições de trabalho sempre foram o maior desafio a ser enfrentado pela categoria. É uma bandeira de luta presente e futura.

- Qual a importância de trabalhar no COREN-RS?
É poder ser uma agente atuante na luta por melhores condições de trabalho para a Enfermagem, deixar uma marca que nos diferencie das demais gestões e ser coerente com minhas convicções. E eu acredito que o Coren-RS representa de fato a categoria de maneira transparente.

- O que já realizou em prol da categoria/o que ainda quer realizar?
Já realizei a aproximação deste Conselho aos técnicos de Enfermagem, que eram, de certa forma, marginalizados pela instituição. Reavivando a importância da atuação desses profissionais, acredito que ajudei a recuperar a confiança deles no Coren-RS. Quero continuar exercendo uma boa gestão para que, assim, nós conselheiros possamos assegurar tranquilidade à categoria, através da certeza de que o Conselho existe para auxiliar a Enfermagem em seu brutal cotidiano. É um objetivo do meu trabalho romper com a lógica estabelecida por anos de que “os profissionais sustentam a mordomia da diretoria da instituição”.

- Além da satisfação profissional, que outros retornos a enfermagem trouxe/traz para você?
Embora tenhamos que aprender a atuar em meio a dificuldades impostas por alguns empregadores, o que mais me satisfaz é o retorno positivo das pessoas que atendi e atendo. De alguma forma, nós acolhemos e prestamos nosso serviço ao paciente necessitado e eles se sentem gratificados. É isso que me faz seguir atuando na área e desenvolver minha qualificação técnica.