entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
22/03/2013
Conheça seu Conselheiro – Janaína Ogliari

A técnica de Enfermagem Janaína Ogliari, 30 anos, é parte do quadro de conselheiros do Coren-RS. Formou-se, em 2004, na Escola Técnica Cristo Redentor, em Porto Alegre. No mesmo ano em que concluiu o curso, iniciou sua trajetória profissional. Especializou-se em Instrumentação Cirúrgica e Unidade de Tratamento Intensivo. Atualmente, atua na auditoria de contas do Hospital Moinhos de Vento. Quer saber mais sobre a conselheira? Leia o perfil a seguir.
 
- O que fez com que você escolhesse pela Enfermagem?
O fato de poder ajudar as pessoas sempre foi algo que me chamou a atenção. Quando criança, eu gostava de brincar de examinar bonecas e examinar meus pais. Com o tempo e com o meu desenvolvimento, outros sonhos foram levados em conta. Mas uma sequência de fatores fizeram com que eu analisasse de maneira profunda a possibilidade de cursar Enfermagem. No início, existia um pouco de desconfiança, mas, com o tempo, o conhecimento adquirido e a convivência diária com as atividades da categoria me fizeram ter a certeza de que fiz a escolha certa para minha vida.

- O que mais motiva a atuar na área?
Não há como negar: conseguir ajudar os pacientes a ter uma recuperação plena, e ter a certeza que você foi um dos responsáveis direto por contribuir com a sua melhora, é o que me motiva todos os dias.

- Quais os maiores desafios já enfrentados/a serem enfrentados?
A eminência do óbito sem dúvida é o maior desafios que já enfrentei e ainda terei de enfrentar ao longo de toda minha carreira. Nenhuma perda de paciente é igual, todas são tristemente particulares.

- Qual a importância de trabalhar no Coren-RS?
Integrar o grupo de conselheiros do Coren-RS é a maior responsabilidade que já enfrentei em minha carreira. A Enfermagem é uma das maiores categorias de trabalhadores do país. Portanto, saber que sou porta voz de todos os meus colegas de profissão, de suas angústias e necessidades, também torna meu trabalho neste conselho uma tarefa de muito orgulho.

- O que já realizou em prol da categoria e o que ainda quer realizar?
Foi uma enorme realização tornar-me parte do grupo que mudou os rumos do Conselho de Enfermagem do Rio Grande do Sul. Colaborei para transformar o Coren-RS em algo transparente e com atuação junto a todos os trabalhadores da categoria, deixando de lado seu passado de “clube particular” utilizado para beneficiar interesses pessoais de alguns membros.

- Além da satisfação profissional, que outros retornos a Enfermagem trouxe/traz para você?
Meu desenvolvimento pessoal e profissional, meu sustento e o da minha família e minha independência pessoal.