entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
23/03/2015
Coren-RS e Sindisaúde-RS constituem Grupo de Trabalho
A constituição de um Grupo de Trabalho (GT), formado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e o Sindisaúde-RS, com o objetivo de levantar as demandas dos trabalhadores da enfermagem, foi o resultado da reunião realizada na última sexta-feira, 20 de março, na sede do Conselho. A partir do dia 27 de março, quando ocorrerá a primeira reunião do GT, às 14h, os representantes das duas entidades irão se reunir, quinzenalmente.

A reunião com o Sindsaúde-RS dá seguimento ao que já está em curso desde a posse da nova gestão da Autarquia: uma aproximação com entidades representativas dos trabalhadores em enfermagem e instituições afins com o objetivo de construir ações que visem à valorização e ao fortalecimento dos profissionais da área e à qualificação do atendimento à saúde da população.

O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, e os conselheiros Estevão Finger da Costa, Margarita Ana Rubin Unicovsky e Nelci Dias, e a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Claudia Mastrascusa, receberam o presidente do  Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter, os diretores Anitamar Lencina, Gilnei Borges, Claudio Lima e Maria Lúcia Schaffer, e a delegada sindical Maria Helena de Souza.

Na ocasião, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, destacou as primeiras medidas aprovadas pela Autarquia, como a redução das taxas do Coren-RS e dos jetons dos conselheiros, reajustados em mais de cem por cento pela gestão anterior.

Várias outras ações que visam à transparência, a democracia e a ética, pilares da atual gestão, foram anunciadas: as reuniões plenárias podem ser acompanhadas pelos inscritos; as câmaras técnicas terão no mínimo um auxiliar e um  técnico em Enfermagem e não somente enfermeiros; a contratação de estagiários(as) será feita por meio de processo seletivo. 

“É um momento histórico”, afirmou o presidente do Sindisaúde-RS ao parabenizar a gestão pela transparência e o comprometimento em valorizar o trabalho da Enfermagem.

A conselheira Nelci Dias destacou a importância do GT para discutir as demandas e competências do Sindicato e do Conselho, visando melhorar as condições de trabalho no que diz respeito ao exercício da profissão. 

Fonte: Asscom Coren-RS

Galeria de fotos