Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
30/06/2015
Gestão do Coren-RS lança revista e apresenta diretrizes a Enfermeiros Responsáveis Técnicos
Com a presença de dezenas de Enfermeiros(as) Responsáveis Técnicos(as) (RTs) de instituições do estado e de trabalhadores(as) do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), foi lançada, oficialmente, na segunda-feira, 29 de junho, a publicação Comunica-Coren-RS, primeira revista da gestão 2015-2017 da Autarquia, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre.
 
Momentos antes, ao final da audiência pública que debateu o parto humanizado, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, entregou um exemplar da revista ao deputado federal Jean Wyllys, autor do projeto de lei 7633/2014, que dispõe sobre a humanização da assistência à mulher e ao recém-nascido. 

O lançamento da revista antecedeu a apresentação das diretrizes da gestão, feita pelo presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza. A publicação conta com matérias sobre a importância do trabalho da Enfermagem em diferentes áreas – assistência, gestão e ensino e pesquisa –, as metas e as diretrizes da gestão 2015-2017 da Autarquia, além de detalhamentos sobre a atuação do Conselho e de demais entidades.

O evento foi aberto pela conselheira do Coren-RS, Nelci Dias que, em sua fala, ressaltou a linha editorial da revista. “É uma revista feita para a categoria da Enfermagem, e não uma publicação personalista, centrada na figura do presidente”, disse a conselheira. 

Na ocasião, foi apresentado aos presentes os setores da Autarquia, bem como as funções e suas coordenações.

Na sua fala sobre as diretrizes da atual gestão, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, ressaltou que o objetivo do encontro é levar aos RT’s o que é o Conselho. “Levar as informações, com transparência é a melhor marca de um conselho democrático”, afirmou. O presidente da autarquia também anunciou importantes decisões da atual gestão que estão em vigor como, por exemplo, a redução das taxas para a categoria em até 84%. Para Daniel, os valores não podem ser abusivos e o Conselho não deve ser apenas um órgão de arrecadação.

Outro ponto abordado foi o novo modelo de fiscalização adotado pela atual gestão, com ações fiscalizatórias, educativas, e não apenas punitivas, e com a presença, também, além dos(as) enfermeiros(as) fiscais, dos(as) técnicos(as) de Enfermagem, “com um olhar que complementa a fiscalização”, salientou o presidente. 

Participaram também do evento, os conselheiros Estevão Finger da Costa, Maurelize da Silva, Nelci Dias, Ricardo Haesbaert e Willi Wetzel Junior, e coordenadores dos setores do Coren-RS

Fonte: Asscom Coren-RS
Fotos: Leonardo Mayer
Galeria de fotos