31/08/2015
Coren-RS participa de discussão sobre políticas públicas para a Enfermagem
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pelo conselheiro Ricardo Arend Haesbaert e pela conselheira Nelci Dias da Silva – participou, na quinta-feira (27), de uma Oficina de Políticas Públicas para a Enfermagem, na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília. O objetivo foi discutir propostas de políticas públicas com base na pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. Realizada pela Fiocruz, por iniciativa do Cofen, a pesquisa apresenta ampla base de dados que devem subsidiar políticas públicas para a melhoria da profissão e da saúde coletiva. Participaram também presidentes e conselheiros de Conselhos Regionais de todo o Brasil, conselheiros federais, coordenadores de Câmaras Técnicas e integrantes da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
 
A oficina começou com a apresentação dos dados pela pesquisadora Maria Helena Machado, coordenadora nacional do Perfil da Enfermagem. Em seguida, o presidente do Conselho Federal, Manoel Carlos Neri, expôs as propostas preliminares de políticas públicas em discussão no Cofen. Após as apresentações e debates, os participantes se dividiram em quatro grupos para discutir as propostas de políticas de ordenamento da formação e valorização do trabalho da Enfermagem. Os resultados foram apresentados ao final da tarde. A necessidade de unificar a estrutura de fiscalização, para torná-la mais efetiva, foi um dos principais pontos de discussão.
 
“Por meio da análise dos dados que a pesquisa ofereceu, podemos perceber o quanto é importante o Sistema Cofen/Corens intensificar o seu papel fiscalizador. Devemos desenvolver políticas públicas para empoderar a função de fiscalizar e coibir a prática errada de gestores e donos de estabelecimentos de saúde”, afirmou o conselheiro Ricardo Haesbaert.

Fonte: Asscom Coren-RS (com informações do Cofen)
Leia aqui a matéria publicada no site do Cofen: www.cofen.gov.br/conselhos-propoem-politicas-a-luz-da-pesquisa-perfil-da-enfermagem_33866.html