entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
01/09/2015
Plenário do Coren-RS homologa profissionais de Enfermagem para compor as Câmaras Técnicas
O Plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), em reunião na sexta-feira (28), homologou os profissionais de Enfermagem que irão compor as Câmaras Técnicas.
 
Divididas em Leis e Normas, Pesquisa e Educação, Saúde e Atenção Básica e Urgência e Emergência, as Câmaras Técnicas foram formadas por processo seletivo, iniciativa inédita que preza a democracia e a transparência, marcas da atual gestão do Coren-RS. Pela primeira vez, também, há inclusão dos técnicos(as) de Enfermagem no processo. Em anos anteriores, os profissionais eram indicados pelo próprio Conselho.
 
O Coren-RS recebeu e avaliou os currículos com base em uma série de critérios estabelecidos pelo Plenário, o que resultou em uma determinação pontuação. Os grupos ficaram compostos da seguinte forma: dois(duas) enfermeiros(as) da assistência (um do Interior e um da Capital), dois(duas) enfermeiros(as) do Ensino (um do Interior e um da Capital) e um(a) Técnico(a) de Enfermagem.
 
As Câmaras Técnicas são fóruns de natureza consultiva e normativa que promovem o apoio técnico a assuntos pertinentes ao exercício de Enfermagem. As suas finalidades são:
- Assegurar a qualidade das ações de Enfermagem por meio da fundamentação cientifica, cumprimento da Lei do Exercício Profissional e Código de Ética dos profissionais de Enfermagem;
- Avaliar e emitir Pareceres, com posicionamento técnico especializado sobre assuntos específicos da atividade profissional de Enfermagem.
 
Os membros das Câmaras têm um cargo honorífico. Serão realizadas reuniões periódicas. As Deliberações das Câmaras serão formalizadas por meio de Pareceres e Decisões/Coren-RS e encaminhadas para deferimento ao Plenário do Conselho.
 
Veja, abaixo, a composição completa das Câmaras Técnicas:

- Leis e Normas
Everson Rafael Wagner
Clea da Graça Vaz Menezes
Fernanda Braga Hernandes
Michelle Barboza Jacondino
Jeanine Pereira de Mello
 
- Pesquisa e Educação
Daniela Dallegrave
Adriana Aparecida Paz
Janieli Aparecida Tontini Hermann
Monica Krahl
Nadia Costa de Aguiar
 
- Saúde e Atenção Básica
Sandra Rejane Soares Ferreira
Marina da Silva Sanes
Paula Lamperth Vargas
Nilva Lucia Rech Stedile
Vanessa Maria Assis da Silva

- Urgência e Emergência
Adriana Roloff
Maristela Vargas Losekann
Gabriel Grzechoezinski Tolfo
Beatriz de Carvalho Cavalheiro
Carlos Alexandre da Silva
 
GT Saúde da Mulher
O Plenário também aprovou a constituição de um Grupo de Trabalho (GT) sobre Saúde da Mulher. Farão parte do GT as profissionais da Enfermagem Luciane da Silva, Maria Rejane Seibel, Mariene Jaeger Riffel, Virginia Leismann Moretto e Nilza Lourenço da Silva.
   
Fonte: Asscom Coren-RS