28/09/2015
Coren-RS cobra mais segurança para o pronto-atendimento da Vila Cruzeiro, em Porto Alegre

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) enviou nesta segunda-feira (28) ofício ao governador José Ivo Sartori e ao secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, exigindo  segurança para o exercício profissional no Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), na Vila Cruzeiro, na Zona Sul da Capital. A iniciativa foi motivada pelos recentes episódios de violência na região, que ameaçam a manutenção do atendimento na unidade de saúde. Leia abaixo a íntegra do documento:

 

 

“Senhor Secretário/Governador,


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem participando ativamente das reuniões envolvendo as diversas entidades, comunidade e servidores do Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), na Vila Cruzeiro, desde os episódios de violência ocorridos na última sexta-feira, dia 25 do corrente. Este Conselho defende a manutenção do atendimento prestado no pronto-atendimento à comunidade, porém condicionada à garantia de que a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado cumpram com seu papel de oferecer segurança aos servidores e à comunidade, diante da situação de violência que vem se agravando dia-a-dia.

O Coren-RS, Autarquia Federal criada pela Lei 5905/73, órgão de fiscalização e regulamentação profissional, no dever de defender as prerrogativas profissionais da Enfermagem no Estado do Rio Grande do Sul, solicita a Vossa Senhoria que tome todas as providências para garantir o trabalho da equipe de enfermagem do PACS. Ressaltamos que além da segurança física, competências do Estado, tanto para profissionais quanto à população, também devem ser disponibilizados todos os recursos humanos necessários para o pleno funcionamento de uma unidade de Urgência e Emergência, sob pena de impedir o exercício da enfermagem no local..

Certos de suas providências,

Atenciosamente,


Daniel Menezes de Souza

Coren-RS nº 105.771

Presidente do Coren-RS”


Fonte: Asscom Coren-RS

Jornalista Joanna Ferraz

DRT/RS 12.176