02/10/2015
Em ação inédita, Coren-RS realiza plenária pública em Pelotas para elaborar orçamento de 2016
Com o objetivo de preparar o orçamento para o próximo ano, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu na quarta-feira (30 de setembro), na Câmara Municipal de Pelotas, uma plenária pública para apresentar aos(às) profissionais de enfermagem e à comunidade em geral, as ações dos primeiros sete meses da gestão 2015-2017 e, também, para ouvi-los no intuito de decidir os rumos e as prioridades para 2016.
 
Durante a atividade, o presidente Daniel Menezes de Souza destacou a importância de se estar próximo das instituições e da categoria. “Esta iniciativa vai ao encontro de dois dos principais pilares da nossa gestão: democracia e transparência. Nós, enquanto gestores do Coren-RS, temos o compromisso e a responsabilidade de administrar bem o dinheiro da categoria, obedecendo os princípios legais da administração pública. E queremos fazer isso ouvindo as necessidades diretamente dos(as) profissionais”, complementou.
 
Raul Piber dos Santos, Contador do Departamento Financeiro da Autarquia, demonstrou a execução do orçamento do primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período de 2014, com destaque para a redução em cerca de 50% nas verbas indenizatórias (jetons, auxílio de representação e diárias).
 
Numa visão democrática da gestão, foi aberto espaço para que o público se manifestasse com demandas pertinentes para a elaboração do plano estratégico da Autarquia. No debate surgiram temas como capacitação, trabalhos que visem à valorização e a visibilidade profissional, promoção de eventos e interiorização. O objetivo é democratizar as relações entre o Conselho e seus(suas) inscritos(as), criando canais de diálogo e debate entre a instituição e a categoria, possibilitando um maior acesso às informações, bem como a participação ativa da enfermagem gaúcha nos rumos do seu Conselho Regional.
 
Bianca D’Carla Macedo da Costa, técnica em enfermagem do Pronto Socorro Municipal (PSM) de Pelotas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) revelou que em 18 anos de profissão jamais tinha visto iniciativa semelhante por parte do Coren-RS. “Eu milito há quase 20 anos na área da Saúde e em toda a minha trajetória profissional nunca foi feita uma atividade assim, transparente. Foi um evento extremamente importante”, elogiou.
 
A mesma atividade está programada para ocorrer em Santa Maria, no dia 1º de outubro, em Santa Rosa, dia 02, e em Porto Alegre no dia 07 de outubro. Em 2016, o Conselho pretende ampliar a atuação para todas as regiões do estado.
 
Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Luciano Gasparini Morais
DRT/RS 14.608
Galeria de fotos