07/10/2015
Coren-RS esteve em Santa Rosa para ouvir demandas de profissionais da região missioneira do estado
Depois de Pelotas e Santa Maria, foi a vez de Santa Rosa contar com a Gestão Participativa do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), iniciativa que visa mostrar as ações realizadas durante os primeiros sete meses da gestão 2015-2017 e ouvir profissionais da área da saúde para decidir os rumos e as prioridades da Autarquia para o próximo ano. O evento ocorreu no Auditório da Unidade 1 da Fundação Educacional Machado de Assis – FEMA. Estiveram presentes profissionais e dirigentes do Hospital Vida e Saúde, da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR); do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio; da Associação Hospitalar Tucunduva e Novo Machado, de Tucunduva, da Sociedade Educacional de Três de Maio (Setrem) e do Sindissaúde de Santa Rosa.
 
Um dos anseios expostos pelos(as) participantes da região missioneira foi a necessidade de ter o Conselho mais presente das instituições de ensino para ajudar na capacitação dos(as) futuros(as) profissionais. Durante a palestra, o presidente Daniel Menezes de Souza reconheceu a relevância desta demanda e lembrou que ela já foi retomada pela atual gestão. “O Coren-RS entende que esta é uma das suas competências. Sempre que demandados, temos organizado a nossa agenda para realizar palestras e prestigiar as formaturas de cursos técnicos e de nível universitário. Não medimos esforços para estar em todas as regiões do estado para conversar com os futuros trabalhadores da Enfermagem”, revelou.
 
Ainda como parte integrante da atividade, o contador do Departamento Financeiro da Autarquia, Raul Piber dos Santos, demonstrou a execução do orçamento do primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período de 2014. Uma das grandes ações desta gestão, no quesito financeiro, foi a redução em 82% do valor gasto com as verbas de representação dos conselheiros e do presidente.
 
A enfermeira Jacinta Spies, gerente de enfermagem do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa e professora do curso de Enfermagem da Sociedade Educacional de Três de Maio (Setrem), elogiou a iniciativa do Coren-RS. “Foi extremamente válido. É muito importante esta proximidade e transparência do Conselho. O Coren vindo até nós, orientando, capacitando, deixa o profissional muito mais seguro para o exercício da profissão”, disse.
 
O intuito principal dos encontros é democratizar as relações entre o Conselho e seus(suas) inscritos(as), criando canais de diálogo e debate entre a instituição e a categoria, possibilitando um maior acesso às informações, bem como a participação ativa da enfermagem gaúcha nos rumos do seu Conselho Regional. Dia 15 de outubro é a vez da Enfermagem da Capital e região se manifestarem em prol de um Conselho mais ético, democrático e transparente. O encontro vai ocorrer no Anfiteatro DH da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Em 2016, o Coren-RS pretende ampliar a atuação para todas as regiões do estado.
 
Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Luciano Gasparini Morais
DRT/RS 14.608
Galeria de fotos