09/10/2015
Coren-RS recebe Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do GHC
A pauta do encontro foi a Marcha das Mulheres Negras 2015, em novembro, em Brasília

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente Daniel Menezes de Souza, recebeu nesta quarta-feira (07) a Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Grupo Hospitalar Conceição (CEPPIR-GHC). A reunião ocorreu na sede do Conselho, em Porto Alegre. 

As representantes da CEPPIR, Renata Lopes e Vera Beatriz S. Cruz, falaram sobre a Marcha das Mulheres Negras 2015, que será no dia 18 de novembro, em Brasília. A CEPPIR participa da organização da Marcha e vem trabalhando para mobilizar o maior número possível de participantes do Rio Grande do Sul. O Coren-RS se comprometeu em divulgar a iniciativa e irá enviar um profissional da Enfermagem para integrar a comitiva para a marcha. 

Daniel falou sobre a preocupação do Conselho com a questão da discriminação de raça na Enfermagem do Rio Grande do Sul. Conforme os dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem, 23,2% dos(as) profissionais da Enfermagem no estado relataram já ter sofrido discriminação racial. Daniel destacou ainda que o Coren-RS, em seu último concurso público, incluiu o sistema de cotas raciais, respeitando o percentual de 20% do total de vagas. Os aprovados já estão sendo convocados.

Marcha das Mulheres Negras 2015 - Os objetivos da Marcha são sensibilizar a sociedade acerca das demandas das mulheres negras brasileiras e cobrar posicionamentos do poder público quanto ao enfrentamento do racismo, do sexismo e da pobreza. No RS, o evento conta ainda com o apoio e a organização do Fórum Livre de Mulheres Negras, da Maria Mulher Organização de Mulheres Negras e da Associação das Mulheres Negras (ACMUN). Mais informações: www.facebook.com/Marchamnegra/.

Fonte: Asscom Coren-RS (com informações da CEPPIR-GHC)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176