entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
21/11/2015
Coren-RS apresenta dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem em evento do GHC

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela conselheira Nelci Dias, apresentou na quinta-feira (19), no XI Encontro de Enfermagem do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), os dados relativos ao Estado da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. O evento, realizado no Sesc Campestre, em Porto Alegre, reuniu enfermeiros(as), técnicos(as), auxiliares, residentes, acadêmicos(as) e estagiários(as).

A conselheira Nelci falou sobre dados relevantes mostrados pela pesquisa, como as longas jornadas de trabalho, a baixa remuneração, a violência no ambiente do trabalho e a discriminação, principalmente de gênero e de raça, relatados em índices elevados pelos(as) profissionais entrevistados(as). Nelci informou que, em 2016, o Coren-RS, junto com as entidades sindicais (Sergs e Sindisaúde) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), deverá constituir um grupo de estudo sobre a pesquisa para, a partir dos dados levantados, traçar um conjunto de estratégias que possibilite à categoria melhores condições para o exercício da Enfermagem.

O XI Encontro de Enfermagem foi realizado nos dias 19 e 20 de novembro. No dia 19, ocorreram palestra, debate e mesa redonda. No dia 20, foram realizadas oficinas temáticas. 

A pesquisa – A pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil é inédita e fruto da parceria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e apoio dos Conselhos Regionais de Enfermagem. Trata-se do maior estudo da América Latina sobre uma categoria profissional, abrangendo um universo de mais de 1,8 milhão de trabalhadores, incluindo enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares. Os resultados detalham a situação da enfermagem em âmbito nacional e regional, nas 27 unidades federativas. No Rio Grande do Sul, foram entrevistados mais de 112 mil profissionais.

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695