entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
23/11/2015
Curso gratuito da UNA-SUS aborda manejo clínico de Tuberculose e HIV
A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançou, em conjunto com a Secretaria de Vigilância em Saúde, o curso Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV (TB-HIV). O anúncio foi feito no 10º Congresso de HIV/Aids, promovido pelo Ministério da Saúde de 17 a 20 de novembro, em João Pessoa (PB). As inscrições podem ser feitas até 15 de maio de 2016 pelo site.

O curso online e gratuito, com carga horária de 45 horas, é voltado a profissionais que lidam com HIV/Aids, especialmente os(as) que prescrevem e manejam antirretrovirais. A capacitação é composta por três unidades, que tratam de aspectos de apoio psicossocial e manejo clínico de coinfecção, com foco especial no diagnóstico de tuberculose nas pessoas que têm HIV. A última unidade traz casos clínicos interativos que simulam situações reais.

As três unidades iniciais são abertas a todos. Ao final dessa primeira etapa, serão aplicados questionários para selecionar profissionais que manejam antirretrovirais ou que atuam em serviços especializados de atendimento a pessoas que têm HIV/AIDS. Esses(as) selecionados(as) terão a oferta de uma quarta unidade, específica para a organização do Serviços de Atenção Especializada a pessoas vivendo com HIV/Aids (SAE).

De acordo com relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em outubro, a tuberculose é a doença infecciosa mais letal do mundo e a que mais mata pessoas com aids. 

Mais informações: www.unasus.gov.br/noticia/novo-curso-da-una-sus-aborda-manejo-clinico-de-tuberculose-e-hiv e unasus.gov.br/coinfeccao_tb-hiv.

Fonte: Asscom Coren-RS (com informações da UNA-SUS)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176