25/11/2015
Coren-RS realiza palestra no XI Encontro de Enfermagem do GHC
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo, realizou na sexta-feira (20) a palestra “Aspectos legais nos registros de Enfermagem”, dentro da programação do XI Encontro de Enfermagem do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O evento ocorreu na quinta e na sexta-feira, no SESC Campestre, em Porto Alegre.   
Aproximadamente 20 pessoas estavam presentes. Lúcio falou sobre a importância da realização dos registros para a qualidade da assistência e que tais registros devem conter informações claras e objetivas, que fiquem à disposição de toda a equipe envolvida no cuidado ao paciente. Ele também detalhou pontos importantes da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e dos regimentos internos que pautam as ações da equipe de Enfermagem nas instituições. 

O coordenador adjunto do Defisc tratou, também, sobre o embasamento legal dos registros. Para tanto, citou Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e uma Decisão do Coren-RS, pontos da Constituição federal e do Código de Processo Civil.

Para Lúcio, o evento foi bastante proveitoso. “O Encontro contou com palestras muito bem elaboradas, direcionadas ao processo de Enfermagem no cuidado ao paciente”, afirmou. O Coren-RS entende que esse tipo de evento é de extrema importância e dá total apoio a eles. A disseminação e a troca de conhecimento são alguns dos fatores que tornarão a Enfermagem ainda mais forte, valorizada e unida. 

O objetivo do Encontro foi proporcionar um espaço de integração, sensibilização e reflexão das ações de Enfermagem no GHC em articulação com os demais pontos da Rede de Atenção à Saúde, com o intuito de qualificar o cuidado em Enfermagem e as ações integradas. No dia 19, ocorreram palestra, debate e mesa redonda e, no dia 20, oficinas temáticas.

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Galeria de fotos