entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
01/02/2016
Cofen realiza visita técnica para discutir e-SUS na Atenção Básica
Ferramenta possibilita avanços, mas segurança e privacidade do paciente precisam ser avaliadas
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, na última quinta-feira (28/01), de reunião com o Departamento de Atenção Básica e o Núcleo de Tecnologia no Ministério da Saúde sobre o e-SUS AB, sistema eletrônico de informações integradas da Atenção Básica.

“É importante esta abertura do canal de diálogo, para apoiar o Ministério da Saúde na formulação e implementação de políticas públicas que estejam em consonância com os princípios éticos e legais”, destacou a conselheira federal Orlene Dias. A reunião, com participação do Departamento de Tecnologia de Informação do Cofen (DTIC), é fruto de questionamento de profissional de Enfermagem sobre a segurança do sistema e sua conformidade com a Resolução Cofen 429/2012, que dispõe sobre prontuário eletrônico.

O sistema pode ser baixado por gestores e acessado por profissionais em instituições registrada no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Os profissionais têm acesso às informações clínicas relevantes de pacientes em seu território, conforme seu CBO (Código Brasileiro de Ocupações). Aos gestores, é possível acessar dados com impacto na administração, incluindo informações demográficas e epidemiológicas.

Fonte: Ascom Cofen