27/04/2016
Coren-RS participa de evento do Tribunal de Contas da União, em Porto Alegre

Odir, Ricardo, Jorge, Manoela e Daniel representaram o Coren-RS
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou nesta segunda-feira (25) do evento “Diálogo Público”, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A iniciativa ocorreu no auditório do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS), em Porto Alegre. Também estavam presentes representantes de demais conselhos de fiscalização profissional da Região Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
 
Foi apresentado um levantamento feito pelo TCU junto a conselhos regionais e federais que avaliou o cumprimento da Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI). No estudo, foi constatado que a maioria ainda não divulga as informações com os atributos exigidos por lei. Os dados foram colhidos por meio de questionários respondidos pelos conselhos.    

Desde o ano passado, o Coren-RS vem se adequando à Lei de Acesso à Informação, seguindo orientações do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e divulgando dados em seu portal. Essa medida vai ao encontro de uma das marcas da gestão 2015-2017 da Autarquia: a transparência.  

O Coren-RS foi representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pelo conselheiro, Ricardo Arend Haesbaert, pelo controlador, Odir Tonollier, pelo coordenador administrativo e financeiro, Jorge Varaschin, e pela coordenadora do Departamento Financeiro, Manoela Melo.

Diálogos Públicos - Os “Diálogos Públicos” são eventos promovidos pelo TCU com o objetivo de trocar informações e conhecimentos com a sociedade, o Congresso Nacional e os gestores públicos. Para o período de 2015/2016, os encontros adotarão a temática “Controle mais efetivo, mais benefício para o cidadão”. Os eventos são abertos e gratuitos. Mais informações: portal.tcu.gov.br/dialogo-publico/home.htm.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações do TCU)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176