24/05/2016
Lançamento do livro Caminhos do Cotidiano da Enfermagem é marcado por emoção de selecionados(as)
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou na sexta-feira (20) o evento de lançamento do livro “Caminhos do Cotidiano da Enfermagem”. A publicação reúne 20 textos, entre crônicas e poesias, selecionados por meio de um concurso literário realizado dentro da Semana da Enfermagem 2016.

A cerimônia, que ocorreu no Jardim Lutzenberger, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, foi marcada pela emoção dos(as) autores(as) e por momentos de confraternização. Eles(as) levaram familiares e amigos(as) ao lançamento e participaram, inclusive, de uma sessão de autógrafos. Foi oferecido um coquetel e músicos tocaram durante o evento.  

Três autoras foram premiadas: Silvete Maria Brandão Schneider (1º lugar na categoria crônica), Beatriz Guaragna (2º lugar na categoria crônica) e Priscila Roballo Martins (1º lugar na categoria poesia). 

”A história que retratei na crônica [“Saudades do meu menino”] é uma das tantas que vivi na Enfermagem e que ficaram no meu coração. Ter sido selecionada para esse livro tem um valor enorme. Eu pensava em fazer a faculdade de Química e escolhi cursar Enfermagem lendo sobre ela num guia de profissões e, depois, acabei me apaixonando”, disse Silvete, que é formada há 25 anos. 

No total, o concurso recebeu mais de 50 inscrições. Os textos foram analisados por uma comissão julgadora – composta pelo jornalista Moisés Mendes, pela enfermeira e professora universitária Maria da Graça Crossetti e pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, Milton Simas. Os jurados (representados na cerimônia por Milton) e a idealizadora do concurso, a conselheira Nelci Dias, foram agraciados com troféus. 

”Estou muito feliz em ter tornado esse sonho realidade: de reunir vivências do dia a dia da Enfermagem em uma coletânea de textos”, afirmou Nelci. Segundo ela, a iniciativa foi inspirada em uma publicação semelhante do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). 

Também participaram do lançamento o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, conselheiros e conselheiras do Coren-RS, funcionários(as) da Autarquia, profissionais e estudantes de Enfermagem, além da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Cláudia Silva, e o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – seção RS (ABEn-RS), Joel Mancia. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Textos e fotos: Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Galeria de fotos