25/05/2016
Encerramento da Semana da Enfermagem é celebrado com Mostra e caminhada em defesa do SUS
O Brique da Redenção, em Porto Alegre, foi palco, no domingo (22), do encerramento da Semana da Enfermagem 2016, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) em conjunto com entidades representativas da Enfermagem e da saúde. Nem o céu nublado e a chuva fina espantaram o público: centenas de pessoas prestigiaram a Mostra da Enfermagem, das 10h às 14h, em uma estrutura montada em frente ao Monumento ao Expedicionário, e a caminhada em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que partiu da Redenção e foi até o Hospital de Pronto Socorro, no final da manhã.

A atração musical ficou por conta de Rosa Franco e Banda, que botou todo mundo para dançar. O conselheiro Ricardo Haesbaert e a conselheira Nelci Dias, do Coren-RS, foram os mestres de cerimônia da Mostra. Eles exaltaram a importância da Semana e da mobilização da Enfermagem em defesa do SUS e de lutas como a jornada de trabalho de 30 horas semanais, cujo projeto de lei tramita há mais de 15 anos no Congresso.

Em seus discursos, os representantes das entidades parceiras do Coren-RS – Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers), Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AE/HCPA) e Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) - seção Rio Grande do Sul – exaltaram a união entre as representações da Enfermagem promovida pela Autarquia durante a Semana. “A Enfermagem precisa dessa união. As nossas lutas dialogam com a sociedade, não são lutas apenas da Enfermagem”, disse a presidente do Sergs, Cláudia Silva.

O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, agradeceu a parceria das entidades. “Essa Mostra, assim como a programação de toda a Semana da Enfermagem, mostram o quão importante a Enfermagem é para a sociedade”, afirmou. 

Na Mostra, Coren-RS, instituições de saúde e de ensino e demais entidades da Enfermagem e da saúde levaram à população informações sobre as áreas de atuação da Enfermagem e sua relevância social. A Semana da Enfermagem começou no dia 12, com um debate em Porto Alegre. O ciclo de conversas passou por quatro municípios: Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul e Santa Rosa. Houve, ainda, uma exposição fotográfica e o lançamento de um livro com textos selecionados em um concurso literário

Instituições e entidades participantes da Mostra:
- Centro Universitário Metodista – IPA
- Hospital Moinhos de Vento
- Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
- Escola GHC
- Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
- Escola de Enfermagem da UFRGS
- Rede de Saúde Divina Providência
- Hospital São Lucas da PUCRS
- Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia (FAENFI) da PUC-RS
- Faculdade Factum
- TelessaúdeRS/UFRGS
- Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) - seção Rio Grande do Sul 
- Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs)
- Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers)
- Sindisaúdes filiados do RS 
- Sindisaúde/RS
- Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AE/HCPA)
- Unilasalle Canoas 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto e fotos: Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Galeria de fotos