29/06/2016
Canal 0800 644 6543 está disponível para esclarecer dúvidas de enfermeiros(as) de todo o Brasil
O serviço é utilizado por profissionais do Rio Grande do Sul desde 2014

Os(As) enfermeiros(as) de todo o Brasil que trabalham na Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) podem contar com mais um aliado para  auxiliar seu trabalho. Desde o início do ano o canal para teleconsultoria gratuita 0800 644 6543 do Ministério da Saúde expandiu seu atendimento para a classe em nível nacional. O serviço tem como objetivo fornecer aos(às) profissionais da APS/AB uma forma rápida e eficaz de resolver dúvidas clínicas, saber mais sobre orientações preventivas ou auxiliar em melhorias no processo de trabalho em UBSs, e assim beneficiar milhares de usuários(as) do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Desde seu lançamento, o canal já realizou mais de 40 mil teleconsultorias.

Como funciona o 0800 644 6543?
As ligações são atendidas por enfermeiros(as) e médicos(as) altamente qualificados(as) do TelessaúdeRS/UFRGS. Todos(as) possuem experiência em atenção primária e conhecem a rotina e funcionamento de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Durante a ligação, o(a) profissional discute o caso com um(a) colega e pode resolver o problema do(a) usuário(a) em poucos minutos. 

Qual a opinião de quem utiliza?
Desde que o serviço foi disponibilizado, em agosto 2014, para enfermeiros(as) do RS, foram realizadas mais de 1.900 teleconsultorias para enfermeiros(as). Em pesquisas realizadas entre esses(as) enfermeiros(as) para saber seu grau de satisfação com o serviço, 88% das teleconsultorias foram classificadas como “muito satisfeita” e 11%, como "satisfeita".

Quem pode ligar?
Enfermeiros(as) e médicos(as) que trabalham na APS/AB em todo o território nacional. A ligação é gratuita, disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30min (horário de Brasília e sem intervalo). Se você é enfermeiro(a) ou médico(a) e tem alguma dúvida sobre um tema relacionado ao trabalho em sua UBS, converse sobre o tema com um(a) colega pelo 0800 644 6543. Nossos teleconsultores estarão prontos para ajudar.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações do TelessaúdeRS/UFRGS)