25/08/2016
Por solicitação do Coren-RS, irregularidades sanitárias no HPS serão vistoriadas

A Vigilância Sanitária do município de Porto Alegre já foi notificada acerca de uma série de irregularidades evidenciadas pelo Coren-RS no Hospital de Pronto Socorro (HPS), em visita fiscalizatória ocorrida no final de julho.

Na visita realizada pelo Conselho, foram evidenciadas uma série de irregularidades que colocam em risco a assistência de Enfermagem prestada aos(às) usuários(as) da instituição. Muitas dessas irregularidades excediam o poder fiscalizatório da Autarquia, pois envolviam questões de vigilância sanitária, como inexistência de local apropriado para isolamento de pacientes contaminados(as), área física inadequada (não seguindo resoluções da Anvisa), e acessos a escadas fechados com grades e cadeados, impossibilitando saída de profissionais e transporte de pacientes em caso de urgência.

Em agosto, o Coren-RS encaminhou ofício ao Centro Estadual de Vigilância Sanitária para providências. O Centro informou que a fiscalização do HPS é de responsabilidade municipal e já solicitou vistoria dos problemas apontados.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351