26/08/2016
Coren-RS conclama Enfermagem a participar de consulta pública sobre dimensionamento de pessoal
Consulta pública segue até o dia 19 de setembro

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) conclama a categoria a participar da consulta pública sobre dimensionamento de pessoal (acesse aqui), no portal do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares de Enfermagem de todo o país podem participar até o dia 19 de setembro. A consulta trata sobre a alteração dos parâmetros para dimensionamento de pessoal da Enfermagem.

A nova metodologia de cálculo, elaborada por um Grupo de Trabalho (GT) que estudou os pontos críticos da Resolução 293/2014, foi apresentada e debatida nesta quinta-feira (25) durante o 8° Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais – Senafis. Agora, o método calcula o dimensionamento de pessoal com base no tempo necessário para cada procedimento e no grau de dependência dos(as) pacientes.

Após as contribuições colhidas via consulta pública, a proposta de alteração da resolução será votada pelo plenário do Cofen. Entre as principais mudanças, está a inclusão da categoria “alta dependência de Enfermagem”, por melhor retratar uma parcela significativa dos(as) pacientes.

Problemas no dimensionamento de pessoal são, hoje, as principais irregularidades constadas nas visitas fiscalizatórias. O número insuficiente de profissionais de Enfermagem nas instituições de saúde coloca em risco tanto enfermeiros, técnicos(as) e auxiliares quanto os(as) usuários(as).

Participe e ajude a divulgar! Apenas com a mobilização dos(as) profissionais será possível uma categoria mais reconhecida e valorizada!

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações de Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176