entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
29/08/2016
Coren-RS participa do 8º Senafis, em Vitória (ES)
Seminário do ano que vem será no Rio Grande do Sul
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou do 8º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais – Senafis, em Vitória (ES), entre os dias 23 e 26 de agosto. O evento, que teve a presença de fiscais, conselheiros(as) federais, conselheiros(as) estaduais e advogados(as) dos conselhos, apresentou discussões para aperfeiçoar e alinhar políticas de fiscalização, propondo diretrizes coordenadas para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais e reforçando a articulação entre gestores(as), fiscais e setor jurídico. A próxima edição do Senafis, no ano que vem, será no Rio Grande do Sul.

O Coren-RS foi representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pelo coordenador de Processos Éticos do Departamento Jurídico, Márcio Félix, pela conselheira Nelci Dias, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastracusa, pela assistente de Fiscalização Alessandra Oliveira e pelos(as) enfermeiros(as) fiscais Catia Alexius, Muriel Viegas e Silva, Carina Spolaor, Thais Longaray e Fábio Meller da Motta. 
 
Para os(as) participantes do RS, o seminário foi um momento importante de troca de conhecimento. A assistente de Fiscalização Alessandra considerou os temas das palestras muito ricos. “Agora, ficaremos na expectativa para o seminário de 2017, quando iremos recepcionar os(as) colegas dos outros regionais”, diz. 

Conforme o enfermeiro fiscal Fábio, o evento proporcionou discussões essenciais quanto ao alinhamento das políticas de fiscalização. “O sistema Cofen/Conselhos Regionais deve poder cumprir plenamente sua função de fiscalização e defesa da sociedade. Nesse sentido, o departamento de fiscalização é o setor primordial”, afirma.

A atual gestão do Coren-RS tem, como uma de suas marcas, uma fiscalização de caráter mais educativo e orientativo, e não meramente punitivo. Nesse sentido, a capacitação constante dos(as) enfermeiros(as) fiscais e dos(as) assistentes de fiscalização, como ocorreu no Senafis, é essencial.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Galeria de fotos