19/10/2016
Coren-RS participa da abertura do 19º CBCENF, em Cuiabá
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou na noite desta terça-feira (18) da solenidade de abertura do 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Cuaibá (MT). O começo da cerimônia foi marcado pela apresentação das delegações dos conselhos de todos os estados no auditório das Árvores, no Centro de Eventos do Pantanal – os grupos entraram carregando suas bandeiras e usando vestimentas e adornos típicos ou que representassem sua região, ao som de uma música.

A delegação do Coren-RS usou camisetas representativas do RS – dos times de futebol Internacional e Grêmio –, alusivas a reivindicações da Enfermagem – como a jornada semanal de 30 horas –, e a lutas sociais, como a Marcha das Mulheres e o movimento negro. A música escolhida foi “Semeadura”, do músico gaúcho Victor Ramil, com interpretação da dupla Kleyton e Kledir.

O objetivo do Coren-RS no congresso é consolidar a imagem de um Conselho cada vez mais democrático, ético e transparente e que valoriza o Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de acesso universal à saúde.

O Coren-RS está sendo representado no CBCENF pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pelo conselheiro Ricardo Haesbaert, pelas conselheiras Maurelize da Silva, Carmen Savaris e Elizandra Dill, por Ivanir Claudete Miranda, da Comissão de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, e pelos(as) funcionários(as) Lucas Criscuoli (Departamento Jurídico), Dionéia Henz (Departamento Administrativo) e Joanna Ferraz (Departamento de Comunicação Institucional). 

Após a entrada das delegações dos conselhos de todos os estados, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, saudou os(as) participantes. Ao fim de sua fala, ele declarou a abertura oficial do congresso.

O Congresso – Com o tema “Inovação e Tecnologia em Enfermagem: Avanços para a Profissão”, o 19º CBCENF ocorre pela primeira vez na região Centro-Oeste. A programação, que começou nesta terça-feira pela manhã com cursos e oficinas pré-congresso, prossegue até sexta-feira (21) com palestras, mesas redondas, audiência pública, apresentações de experiências exitosas e trabalhos científicos na modalidade e-poster e comunicação coordenada. Durante o congresso, serão realizados, ainda, encontros nacionais e internacionais de Enfermagem, além de lançamentos de livros e guias técnicos.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações da Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176 

Galeria de fotos