25/10/2016
Participação do Coren-RS no CBCENF teve agenda intensa, estande movimentado e defesa do SUS
A participação do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) no 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Cuaibá (MT), foi marcada por agenda intensa, estande movimentado e pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, que ocorreu entre os dias 18 e 21, serviu para consolidar ainda mais os posicionamentos da atual gestão, de democracia, ética e transparência.

Na quinta-feira (20), o estande do Conselho recebeu a visita de dezenas de pessoas, entre estudantes e profissionais de Enfermagem e representantes de outros regionais. À tarde, os(as) ganhadores(as) do quiz sobre o SUS foram até o espaço buscar suas lembranças.

Seguindo a temática do estande, de defesa do SUS, o Conselho lançou no congresso os Quadrinhos do SUS. Trata-se de uma cartilha que ilustra de forma didática e lúdica a importância do sistema e o papel crucial da Enfermagem na manutenção e defesa da saúde pública de qualidade e universal.

Agenda cheia – Na quinta, também houve participação intensa da comitiva gaúcha nas atividades do congresso. A conselheira Carmen Savaris esteve na mesa-redonda "Violência no contexto da enfermagem: da formaç&257;o aos ambientes profissionais". Ivanir Claudete Miranda, da Comissão de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Coren-RS, a conselheira Maurelize da Silva e o presidente, Daniel Menezes de Souza, marcaram presença no Encontro das Comissões de Ética.

As conselheiras Elizandra Dill e Carmen também estiveram no Encontro da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem-Conatenf/Anaten.

Na sexta-feira (21), Virginia Leismann Moretto, presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) – seção Rio Grande do Sul/ Abenfo-RS e membro do Grupo Técnico (GT) de Saúde da Mulher do Coren-RS, participou do Encontro da Comissão de Saúde da Mulher dos Conselhos Regionais. Ela relatou o que vem sendo feito pelo GT no estado, como a luta para que a atuação de enfermeiros(as) na assistência ao parto seja plenamente reconhecida.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Galeria de fotos