14/11/2016
Coren-RS faz visita de apoio à ocupação da Escola de Enfermagem da UFRGS

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, a conselheira Nelci Dias e a coordenadora do Departamento de Fiscalização do Conselho, Cláudia Mastrascusa, realizaram visita de apoio aos(às) estudantes do movimento de ocupação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na última quarta-feira (09).

O objetivo da visita foi dialogar com os(as) estudantes e colocar o Conselho à disposição para colaborar no movimento, que protesta contra a PEC 55, em tramitação no Senado, e defende, entre outras pautas, a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS). Os(As) estudantes dos cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva também estão mobilizados(as) na defesa dos investimentos em infraestrutura, ensino, pesquisa e extensão na universidade.

A organização do movimento está promovendo atividades culturais e de reflexão e discussão sobre o momento atual do país. Durante esta semana, foram realizadas atividades como aulas abertas e rodas de conversa sobre a dívida pública brasileira, a inconstitucionalidade da PEC 55 e a experiência das ocupações.

O Coren-RS entende que essas são pautas importantes no atual cenário de retrocessos em curso no país. Os(As) estudantes estão aceitando doações de alimentos e produtos de limpeza, como colaboração ao movimento. “Muitos de nós, conselheiros, somos egressos desta escola. A ocupação é um movimento com pautas legítimas e toda a sociedade deve apoiar”, observou Daniel. A Escola de Enfermagem da UFRGS fica na Rua São Manoel, 963, Porto Alegre.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351