17/07/2017
Coren-RS saúda vídeo do Centro Obstétrico do Hospital Conceição sobre parto humanizado

Vídeo foi feito com base na música Despacito, um dos hits do momento
O Centro Obstétrico (CO) do Hospital Conceição, em Porto Alegre, fez um vídeo para conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre o parto humanizado (assista aqui). Ao som da música Despacito, um dos hits do momento, o vídeo, divulgado nesta segunda-feira (17), fala do processo de recepção às gestantes no CO, das etapas do trabalho de parto, de métodos não farmacológicos para o alívio da dor e da assistência ao parto realizada pelas enfermeiras obstétricas. O clipe, idealizado pela equipe de Enfermagem, tem a participação de enfermeiras obstétricas e de duas gestantes que trabalham no CO - uma auxiliar administrativa e uma técnica de Enfermagem.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) saúda e celebra a iniciativa da equipe do CO. Ações como essa são essenciais para ampliar a conscientização e disseminar informações acerca do parto humanizado – cujo preceito básico é o respeito aos desejos das gestantes e a garantia de direitos expressos em lei, como a presença de um(a) acompanhante durante todo o trabalho de parto.

A luta por um nascer humanizado e pela atuação legítima de enfermeiras obstétricas na assistência ao parto é uma das bandeiras do Coren-RS, ao lado de entidades representativas como a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) – seção Rio Grande do Sul/ Abenfo-RS e o Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs). 

Referência em parto humanizado - O novo CO do Hospital Conceição foi inaugurado no dia 10 deste mês. O local segue o modelo assistencial humanizado, conforme as diretrizes da Rede Cegonha do Ministério da Saúde. O atendimento na unidade, assim como em todo o hospital, é 100% SUS.

O Hospital Conceição é referência no Rio Grande do Sul na assistência ao parto por enfermeiras obstétricas. Atualmente, 25% dos partos da instituição são assistidos por essas profissionais. O CO tem, hoje, 12 enfermeiras obstétricas, e esse número deve aumentar. No local devem ser realizados, por ano, 4 mil partos.

Ficha técnica do vídeo

Idealizadora do projeto: enfermeira Rafaela Domingues
Letra e coreografia: enfermeiras Jéssica Peralta e Rafaela Domingues
Gestantes: Luciana Muller (auxiliar administrativa do CO) e Taís Silva (técnica de Enfermagem do CO)
Enfermeiras: Camila Borba, Jéssica Peralta, Milena Saldanha, Pâmela Gonçalves, Rafaela Domingues e Roseli Campello

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações do Hospital Conceição)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176