entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
19/05/2018
Técnica assume presidência do Coren-RS e coordena Encontro Estadual

A conselheira tesoureira do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), técnica de Enfermagem Sandra Gawlinski, assumiu interinamente a presidência do Conselho e a coordenação do II Encontro Estadual de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem, neste sábado (19/05), em Porto Alegre. É a primeira vez que uma profissional de nível médio exerce as funções de presidenta do Conselho, cargo normalmente ocupado por enfermeiras(os).

“Fico muito alegre ao assumir a presidência. O Coren-RS está fazendo a diferença. Exerce sua função fiscalizatória e oferece um programa de capacitação continuada. Além disso, faz a defesa do SUS e reforça os canais para que qualquer cidadão possa acionar o Conselho. E, nesta Semana da Enfermagem, alerta a sociedade ao dizer que os profissionais que cuidam, precisam ser cuidados. A Enfermagem precisa de jornada de trabalho de 30 horas, piso salarial, condições adequadas de repouso e  dimensionamento correto”, disse Sandra ao assumir a presidência interina do Coren-RS. 

A iniciativa de substituição da presidência foi saudada pelo representante da Comissão Nacional de Técnicos(as) e Auxiliares, Jairo Moraes Garcia, e pela integrante da Comissão Estadual dos Auxiliares e Técnicos(as), Bianca D Carla, que participaram da abertura do evento. 

O Encontro faz parte da programação da Semana da Enfermagem 2018 e encerra a rodada de debates realizadas em cinco cidades do interior, durante os meses de março e abril, e reflete o investimento do Conselho na qualificação e valorização de auxiliares e técnicas(os) nas equipes de saúde. 

Na pauta, o Encontro prevê conferências sobre a relação entre a situação política do país e a precarização do trabalho da Enfermagem com o aumento de erros da Enfermagem, com o enfermeiro Handerson Santos, e as implicações éticas do uso das redes sociais na Enfermagem, com o enfermeiro Daniel Menezes de Souza. A coordenadora de Fiscalização do Coren-RS, Cláudia Mastrascusa, apresenta as diretrizes da fiscalização do Conselho e o encerramento fica por conta de uma palestra sobre relações interpessoais na equipe de Enfermagem com a psicóloga Nara Girotto.

“É muito fácil colocar a conta da segurança na trabalhadora que está na ponta. Não dá para falar de segurança do paciente sem considerar as condições de trabalho da Enfermagem”, disse Handeron.   

Com o tema Cuidar é Direito, o Coren-RS promove uma série de eventos para marcar a Semana da Enfermagem 2018. A programação está concentrada nos dias 18, 19 e 20 de maio (sexta-feira, sábado e domingo), em Porto Alegre, e inclui seminários, encontros e atividades de mobilização externa.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Jornalista Sinara Sandri 
DRT/RS 8.073

Galeria de fotos