Porto Alegre, 8 de Setembro de 2010.
  História
  Diretoria
  Legislação
  Símbolos
  Fiscalização
  Gestão de Qualidade
  Departamento
de Pesquisa
  Subseções

 

Biblioteca

 

COREN-RS Online
  Certidão de Regularidade
  Setor de Pesquisa
  Apresentação
  Normas/Orientações
  Declaração de Autoria
  Envio
  Consulta
  Pesquisa Científica
  Dúvidas sobre Pesquisas
  Departamento de
Inscrição e Cadastro
  Oportunidades

 

Honorários
  Pesquisa de Trabalhos
  Editais e licitações
  Agenda
  Material Palestras
  INFORMEnf
  Jornal COREN/RS
  Notícias
  Vídeos
  Dicas de Saúde
  Links Úteis
  Perguntas Frequentes
  Fale Conosco
  E-mails
  Página Inicial
  Favoritos
  E-mail COREN/RS
Café coado pode ajudar a emagrecer
Data: 8/09/2010
Tomar, diariamente, até cinco xícaras de café coado ou filtrado não altera os índices de colesterol (LDL e HDL) ou de triglicérides e, quando ingerido em conjunto com uma dieta balanceada, pode ajudar a reduzir peso.

A conclusão é de uma dissertação de mestrado apresentada na Unifesp que acompanhou, por 18 semanas, 60 pacientes com índices elevados de colesterol em tratamento no Setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular da universidade. A redução de peso, do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência abdominal verificada durante esse período foi, em média, de 1,5%.

De acordo com Rosana Perim Costa, nutricionista e autora da pesquisa, a forma como o brasileiro prepara o café – em coador de pano ou em filtro de papel – impede a passagem das gorduras dos grãos, responsáveis pelo aumento da fração ruim do colesterol (LDL).

Já a presença de substâncias antioxidantes na bebida, como a cafeína e os polifenóis, evita a formação de radicais livres e, conseqüentemente, o desenvolvimento da doença coronariana. “A cafeína, além da ação antioxidante, também age como estimulante, aumentando o metabolismo e ajudando na queima de calorias”, afirma a pesquisadora.

Francisco Antônio Helfenstein Fonseca, coordenador do setor e orientador do trabalho, explica que o receio dos médicos em relação ao consumo do café gira em torno da possibilidade de aumentar a pressão arterial e causar arritmias cardíacas. “Os estudos sobre isso, entretanto, são controversos“, diz.

Segundo ele, a diminuição de peso verificada por Rosana nos pacientes que participaram da pesquisa pode comprovar outros estudos recentes, realizados nos EUA e Holanda, que mostram que o consumo de café diminui a resistência à insulina em portadores de diabetes tipo 2.

Apesar dos resultados de sua pesquisa, a nutricionista alerta que a melhor conduta para se perder peso ainda é manter a prática de atividade física e uma dieta balanceada. “O café seria apenas um coadjuvante”, explica.
Fonte: Jornal da Unifesp - Julho/2004.

Anuidades 2010
Taxas e Emolumentos 

Denúncia

SAC-Fiscalização
(51) 3378.5568

SAC-Inscrição e Cadastro
(51) 3378.5534 e 3378.5535

SAC-Cobrança
(51) 3378.5532 e 3378.5533

Biblioteca  (51) 3378.5541

Atendimento sede

Como chegar ao Conselho

Palestras

4ªs Feiras não tem expediente externo

Quantos somos
Atendentes: 179
Auxiliares: 39.987
Técnicos: 67.445
Enfermeiros: 19.129
Total: 122.506

Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre - RS - CEP 90520-002 - Fone: (051) 3378.5500