25/03/2020
Coronavírus: Cofen lança edital para compra de máscaras N95

Em resposta aos relatos de profissionais sobre o estado crítico das condições de trabalho e falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou hoje (25/3) chamamento público para a compra de máscaras de proteção N95. “A compra emergencial busca contribuir com o esforço de reduzir a exposição a riscos, considerando que qualquer dia de atraso no abastecimento pode ocasionar danos à saúde dos profissionais de Enfermagem. Nosso compromisso é com a segurança do profissional”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Na linha de frente do atendimento, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem estão expostos ao risco de contaminação pelo novo Coronavírus (Covid19). A Enfermagem tem papel fundamental no combate à pandemia, não apenas em razão de sua capacidade técnica, mas também por se tratar da maior categoria profissional de Saúde, e a única que está 24h ao lado do paciente. O adoecimento dos profissionais de Saúde coloca em risco a população, tanto pelo risco de propagar a doença quanto pelo aumento da sobrecarga dos serviços, com a quarentena.

Após a aquisição, que deve ocorrer nos próximos dias, o Cofen vai encaminhar as máscaras diretamente aos Conselhos Regionais de Enfermagem, com determinações especificas quanto a distribuição. A proposta é envolver também os Secretários Estaduais e Municipais de Saúde nesta logística de distribuição.

O uso da máscara N95 é indicado em procedimentos de intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de amostras nasotraqueais, entre outros que gerem aerossóis. Em caso de realização desses procedimentos em pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus, os profissionais de Enfermagem estarão protegidos.

Fonte: Cofen

Link da notícia: https://www.portalcoren-rs.gov.br/index.php?categoria=publicacoes&pagina=noticia-ler&id=7396