10/09/2026
Eleições Coren-RS 2026: saiba tudo para a escolha da nova gestão

As Eleições do Coren-RS 2026 serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro, exclusivamente pela internet. A votação começa às 8h do dia 8 de novembro e integra o processo eleitoral do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

O pleito definirá os representantes que estarão à frente do Coren-RS no mandato de 2027 a 2029. Em todo o país, serão escolhidos os representantes dos 27 Conselhos Regionais de Enfermagem.

Para orientar a Enfermagem durante o processo eleitoral, o Cofen disponibilizou uma cartilha com orientações para a votação. O material apresenta informações sobre as formas de autenticação e o passo a passo para votar pela internet.

Também está disponível uma página específica do Vota Enfermagem, na plataforma CofenPlay+, onde é possível consultar a situação cadastral, acessar a cartilha e conferir outras informações sobre as eleições.

Acesse: https://app.cofenplay.com.br/votaenfermagem

Confira abaixo as principais informações sobre as Eleições Coren-RS 2026:

Quando será a votação?

A votação será realizada nos dias 8 e 9 de novembro de 2026, exclusivamente pela internet. O processo começa às 8h do dia 8 e vai até 8h do dia 9.

O que será escolhido nesta eleição?

A Enfermagem escolherá os representantes que estarão à frente do Coren-RS no mandato de 2027 a 2029.

Os eleitos terão entre suas atribuições orientar e fiscalizar o exercício da Enfermagem, promover a ética e contribuir para a qualidade e a segurança da assistência prestada à população.

Em quais categorias ocorre a votação?

A votação é dividida conforme os quadros de inscrição:

• Quadro I: enfermeiros e obstetrizes;

• Quadros II e III: técnicos e auxiliares de Enfermagem.

Inscritos em mais de uma categoria poderão votar em quadros diferentes (Quadro I e Quadros II/III), desde que estejam adimplentes em todas as inscrições.

Quem são os candidatos?

CLICANDO AQUI você confere as chapas que estão concorrendo para a Gestão 2027-2029. (Edital Eleitoral nº 2).

O voto é obrigatório?

Sim. O voto é obrigatório para os inscritos aptos a votar, inclusive os remidos.

Para integrar a base de eleitores, era necessário estar em situação regular com as anuidades até 8 de setembro de 2026.

Pode votar com a carteira de identidade profissional vencida?

Pode. O vencimento da Carteira de Identidade Profissional não impede a participação na votação.

Como consultar minha situação?

A consulta pode ser feita pela plataforma Vota Enfermagem, no CofenPlay+. No mesmo ambiente estão disponíveis a cartilha com orientações para a votação e outras informações relacionadas às eleições.

Acesse: https://app.cofenplay.com.br/votaenfermagem

Como será a votação?

A eleição será realizada exclusivamente pela internet.

Para votar:

1. Acesse a plataforma Vota Enfermagem;

2. selecione o Coren-RS;

3. identifique-se pelo CPF;

4. faça a autenticação solicitada pelo sistema, que poderá ocorrer por biometria facial ou por senha enviada para os dados de contato cadastrados;

5. selecione a chapa em que deseja votar entre as opções apresentadas;

6. confirme o voto;

7. após a confirmação, será disponibilizado o comprovante de votação em PDF.

A orientação é acessar previamente a plataforma e conferir os dados e as informações disponíveis para evitar dificuldades nos dias da eleição.

Se eu não votar, recebo multa?

Sim. Quem estiver na base de eleitores e não votar nem apresentar justificativa eleitoral estará sujeito à multa no valor de uma anuidade.

Os inscritos remidos são isentos da multa.

Onde encontro a cartilha e mais informações?

A cartilha elaborada pelo Cofen reúne as principais orientações para participar das eleições, incluindo informações sobre autenticação e o passo a passo da votação.

O material, a consulta da situação cadastral e outras informações estão disponíveis na plataforma Vota Enfermagem:

https://app.cofenplay.com.br/votaenfermagem

A participação da Enfermagem é fundamental para a escolha dos representantes responsáveis pela condução do Coren-RS nos próximos quatro anos.

Anote na agenda: dias 8 e 9 de novembro, tem Eleições Coren-RS 2026.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos 



Precisa de ajuda? Clique aqui.
WhatsApp