23/07/2020
Coronavírus: Coren-RS integra comitê de crise da AEHCPA

Em abril este ano, a Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AEHCPA) criou o Comitê da Crise em Enfermagem. Convidados a fazer parte da iniciativa, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e o Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs) toparam mais este desafio. O Comitê busca contribuir de forma ágil e prática, sugerindo o aprimoramento dos processos de trabalho e da gestão junto ao Grupo de Enfermagem (GENF). Ao mesmo tempo, atua para preservar a segurança das equipes que estão na linha de frente de enfrentamento da pandemia do Coronavírus. As reuniões têm sido semanais.

A AEHCPA vem acompanhando de perto as demandas da categoria no contexto da pandemia. De lá para cá, a entidade fez constantes escutas e encaminhando os relatos por meio dos representantes dos Serviços de Enfermagem. A principal demanda tem sido referente ao fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados por parte do HCPA.
Boa parte desses relatos contemplam necessidades da totalidade de profissionais de saúde, incluindo ainda o aumento da demanda de trabalho por conta de realocações de colegas para outros setores, gerando sobrecarga de atividades, necessidade de capacitação para uso de EPIs e de procedimentos no atendimento de pacientes suspeitos e/ou confirmados com Covid19, entre outros.

A AEHCPA informa que representa a categoria junto a diversas instâncias. Conforme comunicado da associação, o momento requer forte colaboração solidária e um grandioso processo empático para que seja mantida a coesão de todos os profissionais e entidades envolvidas. A união de esforços é o mais forte antídoto que temos neste momento para enfrentar o vírus. 

Fonte: AEHCPA