26/07/2020
Coronavírus: presidentes do Coren-PR, SC e RS e Cofen debatem o trabalho da Enfermagem na pandemia

Na última quarta-feira (22/7) uma live reuniu os presidentes dos Conselhos Regionais do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, do Coren-SC, Helga Bresciani, do Coren-PR, Simone Peruzzo, e o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri. Transmitido pelo Facebook de cada regional, o debate fez um panorama do trabalho da Enfermagem neste momento de pandemia no Sul do país. Além disso, o presidente do Cofen esclareceu algumas diretrizes sobre o uso de equipamento de proteção individual e o dimensionamento.

Entre os temas, as(os) presidentes abordaram a preocupação com o afastamento de profissionais por diagnóstico ou suspeita de Covid19. Cada dirigente regional destacou as ações desenvolvidas em cada Estado, como a abordagem na fiscalização e as ações de apoio à categoria.

O presidente do Cofen afirmou que ainda há muita demanda de profissionais em relação à jornada de trabalho e ao piso salarial, mas que ao mesmo tempo a categoria não se conscientiza da importância de ter representatividade nas instâncias de decisão, como no Congresso Nacional. “Somos mais de 2,3 milhões de profissionais, mas dos 513 deputados federais temos apenas uma deputada enfermeira, enquanto uma bancada da saúde dita as regras e diz que o impacto financeiro impede a regulamentação do piso salarial”, disse Neri, complementando que a valorização está em cada um e depende de cada um.

Os participantes pelo Facebook puderam interagir e fazer perguntas, sendo que grande parte teve como foco as questões citadas pelos participantes, como os planos de contingência e as dificuldades como dimensionamento.

Confira a live na íntegra CLICANDO AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do Coren-SC)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181