entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
03/09/2020
Coronavírus: em live, Conselhos Regionais da Região Sul ressaltam importância de pesquisa da Fiocruz

Na última segunda-feira, 31 de agosto, uma live transmitida pelo Facebook reuniu as(os) presidentes dos Conselhos Regionais do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, de Santa Catarina (Coren-SC), Helga Bresciani, e do Paraná (Coren-PR), Simone Peruzzo, para debater a importância da pesquisa “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid19”. O estudo é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Representando a entidade, a live teve a participação da pesquisadora e socióloga Maria Helena Machado, que coordena a pesquisa. A transmissão ainda contou com conselheiro federal Antônio Marcos Freire Gomes. O vídeo na íntegra pode ser conferido CLICANDO AQUI. Já a pesquisa pode ser acessada NESTE LINK.

Durante a atividade, a pesquisa foi apresentada por Maria Helena, que ressaltou os fatos que profissionais de Enfermagem podem relatar, desde a ansiedade que sentem, problemas de sono e outros problemas causados pela sobrecarga de trabalho ou insegurança no ambiente que atua. O estudo busca conhecer a realidade das condições de trabalho de profissionais na linha de frente da Covid19, compreendendo, assim, o ambiente e a jornada de atividade, o vínculo com a instituição, a vida do profissional na pré-pandemia e as consequências do atual processo de trabalho, envolvendo aspectos físicos, emocionais e psíquicos desse contingente profissional.

“O trabalho da Enfermagem é bastante insalubre, com consequências graves dentro da pandemia. E a pesquisa tem esse papel de levantar essas informações para que possamos ter elementos concretos, dentro de um estudo científico, e fazer o debate com empregadores e governantes, no intuito de termos políticas públicas voltadas que atua na saúde”, salientou o presidente Daniel. “Queremos conhecer a realidade e, assim, contribuir para o direcionamento de ações e estratégias que promovam a melhoria das condições de trabalho das categorias atuantes no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus”, reforçou Maria Helena. O conselheiro Antônio Marcos também ressaltou essa importância, pois os dados são a base para as tomadas de decisão, seja na pressão às autoridades ou na regulamentação de diretrizes de trabalho. “Quanto mais participação, mais fidedigno será o estudo e mais poderemos exigir de gestores para valorizar a atuação da Enfermagem”, disse.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do Coren-SC)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181