03/09/2020
Coronavírus: GHC lança campanha de captação de doadores de plasma convalescente para Covid19

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), a exemplo de outras unidades hospitalares, passará a utilizar o plasma convalescente no tratamento de pacientes com Covid19. A iniciativa tem como base a Nota Técnica nº 19/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata dos aspectos regulatórios do uso de plasma de doador convalescente para tratamento do novo Coronavírus, e a Nota Técnica Nº 21/2020, do Ministério da Saúde, sobre a coleta e transfusão de plasma de convalescentes para uso experimental no tratamento de pacientes com a doença.

Para isso, o GHC adequou todos os serviços envolvidos e lança agora uma campanha para captação de doadores, especialmente entre funcionárias(os) da instituição. A pessoa que quiser doar, além de possuir as condições básicas para doação de sangue (CLIQUE AQUI para saber), especificamente para a coleta de plasma convalescente para Covid19 é necessário ainda:

- Ser do sexo masculino ou do sexo feminino sem ter engravidado (sem gestações).
- Ter tido Covid19 documentado (teste PCR positivo, com no máximo 90 dias).
- Estar há 30 dias sem sintomas.

Atendendo aos critérios, a pessoa agenda uma entrevista no Banco de Sangue do GHC pelos telefones (51) 3357-2139 e 3357-2072. Importante ressaltar que um(a) doador(a) pode ajudar no tratamento de até três pacientes.

O plasma convalescente

Ao contrair o novo Coronavírus, o sistema imunológico da pessoa cria anticorpos para combater o vírus. Esses anticorpos são encontrados no plasma, sendo este – o plasma com anticorpos – chamado plasma convalescente. O plasma rico em anticorpos pode ser transfundido para uma pessoa doente com Covid19 e ajudar na luta contra o vírus, fortalecendo o sistema imunológico. Essa transfusão ainda é considerada um tratamento experimental, pois estudos clínicos já iniciados ainda não foram concluídos. Mas, conforme especialistas, tem se mostrado promissor.

No GHC, atualmente há dois estudos científicos em andamento sobre o assunto, um interno e outro multicêntrico.

Fonte: GHC