16/03/2021
Coronavírus: Coren-RS presente em ato de instalação de Frente Parlamentar para prevenção à Covid19

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, e o conselheiro secretário Antônio Tolla, participaram nesta segunda-feira, 15 de março, da instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Ações Preventivas Direcionadas ao Combate do Coronavírus e aos Impactos da Pandemia da Assembleia Legislativa (AL). A iniciativa é da deputada Fran Somensi (Republicanos). A atividade foi na modalidade semipresencial.

Conforme a parlamentar, a frente objetiva definir um protocolo emergencial para o Estado enfrentar a pandemia com ações eficazes e unificadas. “Isso uma vez que ações divergentes em diferentes municípios têm trazido prejuízos irreversíveis”, destacou. Para Fran Somensi, é necessário ampliar o debate para que a sociedade civil e a comunidade científica possam discutir e sugerir melhorias necessárias e urgentes.

Conforme a presidente Rosangela, o Coren-RS defende que haja articulação entre os poderes (União, Estado e municípios) para que ações integradas sejam desenvolvidas no combate à pandemia. “Estamos há mais de um ano no combate à Covid19, com milhares de mortos e profissionais de Enfermagem que faleceram ou foram infectados. Passou da hora de medidas mais efetivas serem desenvolvidas”, frisou.

O ato de instalação foi acompanhado virtualmente pelo chefe da Casa Civil, Artur Lemos, representando o governador Eduardo Leite, pela presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), pelo deputado federal Carlos Gomes (Republicanos), entre demais representantes de outras entidades.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações da AL)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181