29/03/2021
Coronavírus: problemas no HPS, em Porto Alegre, são debatidos entre entidades e Prefeitura

Na manhã desta sexta-feira, 26 de março, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), junto a demais entidades representativas, se reuniu em atividade online com a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS/POA) para tratar de problemas verificados no Hospital de Pronto Socorro (HPS) relacionados à pandemia da Covid19. Entre as situações relatadas, estavam as possíveis mortes devido à falta de experiência das(os) profissionais terceirizados no suporte a pessoas em estado grave, denúncias de medicações sendo aplicadas erradas, o dimensionamento incorreto das(os) trabalhadoras(es), entre outros.

A presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, destacou que a responsabilidade da colocação de profissionais sem qualificação para atender pacientes com Covid19 é da SMS/POA. “São colegas que estão sendo, bem dizer, jogados na linha de frente sem condições de avaliar o risco que eles podem estar passando a pacientes e a eles próprios”, ressaltou. A dirigente reforçou que a direção do HPS, que não estava presente na reunião, já tinha sido alertada sobre os problemas em reunião na direção do HPS em 11 de março deste ano. Este encontro teve a participação de servidoras(es) do hospital, Direção Geral, Direção Médica, Direção Administrativa e Coordenação de Enfermagem, além de representantes de sindicatos e associações. Foi cobrado a necessidade permanente de capacitação das equipes, além do dimensionamento adequado.

Segundo a secretária adjunta da SMS/POA, Ana Carolina dal Ben, providências já estão sendo tomadas, enquanto outras demandas passadas pelas instituições serão providenciadas até segunda-feira, 29, como taxa de ocupação de leitos destinados à Covid19, taxa de mortalidade, listagem das(os) trabalhadoras(es) que compõem as equipes, escalas e o que foi exigido em contrato quanto à qualificação das(os) profissionais destinados às áreas que têm pacientes com o novo Coronavírus.

Além da presidente Rosangela, representaram o Coren-RS o conselheiro secretário Antônio Tolla, a conselheira tesoureira Sandra Gawlinski e as conselheiras Sônia Regina Coradini e Nilza Lourenço. Ainda participaram da reunião representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA), da Associação dos Servidores do HPS, do Sindicato dos Enfermeiros do RS (SERGS), do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do RS (Sindisaúde-RS), da Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec) e do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181