17/05/2021
Em grande operação, Coren-RS fiscaliza todas as unidades de saúde de Porto Alegre

Uma grande operação foi desencadeada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) entre os dias 11 e 14 de maio para fiscalizar todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPSs) de Porto Alegre. O mutirão envolveu 14 enfermeiras(os) fiscais e cinco conselheiras(os), que passaram por 154 pontos de atendimento da Capital. 

Divididas em duplas, as equipes do Conselho mapearam todas as unidades da Capital conforme informações da Prefeitura e se dividiram em zonas, organizando roteiros para agilizar a operação. A presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, presente na iniciativa, ponderou que a ação teve o intuito de garantir o exercício profissional da Enfermagem. “Nosso objetivo maior é a assistência de Enfermagem segura para os profissionais e, principalmente, para a sociedade. São inspeções fiscalizatórias, mas que têm um caráter de orientar e acolher colegas da categoria. Ouvimos queixas e esclarecemos dúvidas, ao mesmo tempo que averiguamos problemas nos locais em que trabalham”, explicou. “Também foi um movimento de aproximação do Conselho com colegas, fazendo verificação da distribuição de EPIs, como está o ambiente de trabalho, entre outras averiguações”, complementou a conselheira Sandra Gawlinski, também presente no mutirão.

Profissionais de Enfermagem receberam muito bem a operação. “É um momento esperado por todos. Além de apontar falhas, o Coren-RS faz estas ações para apoiar, para estar junto de nós. Isso com o objetivo de promover a qualidade no atendimento em saúde da população”, salientou a enfermeira Amanda Dallanhese, gerente da Clínica da Família Campo da Tuca.

Os problemas constatados pelas equipes de fiscalização vão compor um relatório que será encaminhado aos órgãos competentes, como Ministério Público e a Vigilância em Saúde do município. O Coren-RS já agendou com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/POA) a apresentação das constatações da operação, além da entrega do relatório da inspeção fiscalizatória, com as notificações das irregularidades.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg DRT/RS 13.181