23/07/2021
Coren-RS participa de homenagem emocionante à estudante de Enfermagem de Rio Grande
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) teve o privilégio de participar nesta quarta-feira, 21 de julho, de uma homenagem emocionante à estudante de Enfermagem Daiane Borges Recuero, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Daiane é técnica de Enfermagem e já estava cursando a graduação quando, há dois anos, foi diagnosticada com câncer em estágio avançado. Mesmo enfrentando o duro tratamento contra a doença, ela não desistiu do sonho de se tornar enfermeira.

A docente e patronesse da turma, Rosemary Silva da Silveira, entrou em contato com a presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, contando sobre Daiane. O Conselho, então, produziu um certificado e um troféu, entregues nesta quarta.

A surpresa ocorreu na Área Acadêmica do Campus da Saúde, onde fica a Escola de Enfermagem da FURG. Daiane ficou muito emocionada – e fez chorar todo mundo que estava presente. Além da professora Rosemary, estavam Daiani Modernel Xavier, coordenadora do curso de Enfermagem; Sibele da Rocha Martins, pró-reitora de graduação; e, pelo Coren-RS, o conselheiro secretário, Antônio Tolla, e a coordenadora do Setor de Comunicação e Eventos, Vanessa Drehmer.

E é, aliás, através do relato lindo da Vanessa que a gente vai saber mais sobre essa história. Confira:

Queria compartilhar com vocês uma história de superação que me tocou e tenho certeza que tocou o coração de muita gente que teve o privilégio de conhecer esse ser iluminado. A Dane, como chamam ela carinhosamente, é técnica de Enfermagem e já cursava a graduação quando, há dois anos, foi diagnosticada com câncer em estágio avançado. Mas mesmo com todas as dificuldades do tratamento e os momentos de dor, ela seguiu firme na luta pra realizar o grande sonho: se tornar enfermeira. O médico dizia que ela era "engraçada", enquanto os outros pediam atestado para poderem ficar em casa, ela chorava pra poder continuar estudando e atendendo os pacientes.

Uma aluna que sempre se destacou por ter um olhar diferente, que cuidou com dedicação, compromisso, amor e sensibilidade. Que não perdeu a oportunidade, nem nos momentos em que ela era a paciente, nas sessões de quimioterapia, de incentivar os outros pacientes a comer, de motivar, de compartilhar sua experiência, de esclarecer dúvidas, de cantar alegrando e arrancando sorrisos, sendo lembrada até mesmo pela paciente com Alzheimer como "aquela menina cantadora". "Até reza com eles eu faço, nem sei se são católicos ou não, digo que o remédio é abençoado e que vão sair melhor do que chegaram." Esse dom, tão gratificante, fazia com que ela, mesmo depois das pesadas sessões, saísse mais leve e com mais energia, pela sensação de estar cumprindo seu propósito, sua missão de alma de cuidar dos outros.

Ela esteve com esse sorriso (que conseguimos ver pelo olhar) estampado no rosto, durante os 30 minutos de "aula de vida" que encheram nossos olhos de lágrimas e nosso coração de calor. Tem pessoas que passam brevemente pela nossa vida e que as vezes têm uma vida breve, mas que são capazes de realmente tocar, inspirar e fazer a diferença. A Dane diz que não se arrepende de nada, que a gente tem que se sacrificar um pouco pra dar valor pras conquistas. E na caminhada dela, as adversidades não foram poucas, mas agora o sonho vai virar realidade. No dia 30 é a formatura.

"O que a gente faz com coração fica marcado pra sempre", disse a prof. Rose, responsável pela homenagem para aluna. A quase enfermeira Dane já mudou alguma coisa na vida das pessoas, é um exemplo de força e de garra e faz parte das boas memórias de muitos pacientes, colegas e professores e agora das minhas.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz (DRT/RS 12.176) e relato de Vanessa Drehmer

Galeria de fotos