23/08/2021
COREN-RS REALIZOU O II ENCONTRO GAÚCHO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA: SAIBA COMO FOI!
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, o II Encontro Gaúcho de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria, de forma online. Além dos painéis (veja o cronograma completo abaixo), ocorreu um concurso científico para divulgação e compartilhamento de estudos, pesquisa, extensão e/ou ensino em experiências exitosas da Enfermagem na área da Saúde Mental e Psiquiatria no RS.

Participaram da mesa de abertura Rosangela Gomes Schneider, presidente do Coren-RS; Uiasser Franzmann, representante do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental do Coren-RS; Cláudia Franco, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs); Iride Caberlon, presidente da seccional gaúcha da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS); Inara Ruas, presidente em exercício do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS); e Daniel Menezes de Souza, conselheiro federal que representa o RS na atual gestão do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). 

“Estamos falando de um assunto que é muito importante neste momento [pandemia] e em todos. A saúde mental é uma discussão que deve sempre permear o nosso trabalho e a nossa vida”, disse a presidente do Coren-RS. Rosangela, saudou, ainda as(os) demais participantes da mesa e as(os) painelistas e comemorou a marca de mais de 700 inscritas(os) no Encontro. 

O Coren-RS entende que é essencial, em tempos de pandemia, falar sobre a saúde mental das(os) profissionais de Enfermagem e, também, da atuação importante da categoria nessa área, atendendo e encaminhando usuárias(os) a serviços especializados.

Para assistir, acesse:
Facebook (em função do tempo limite de transmissão do site – 8 horas –, a parte final foi cortada): CLIQUE AQUI
YouTube (versão na íntegra): CLIQUE AQUI

Para as(os) inscritas(os): obtenha o certificado AQUI

Vencedores do concurso científico
Ao todo, foram selecionados para apresentação, conforme regras do edital, 14 trabalhos. As vencedoras foram:

1° lugar
Enfermeira LAHANNA DA SILVA RIBEIRO
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
EIXO II - Formação da Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria

2° lugar
Enfermeira PÂMELA MONIQUE CAMPOS
NOVOS OLH(AR)ES NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: ABORDAGENS NÃO FARMACOLÓGICAS
EIXO IV - Atenção a Saúde Mental no Território

3° lugar 
- Estudante de Enfermagem JULIE STEPHANIE CARVALHO
ESTRESSE E QVP DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA COVID-19
EIXO I - Saúde Mental dos Profissionais em Enfermagem
- Enfermeira VANESSA MENEGALLI
CONSULTORIA DE ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE (HCPA)
EIXO III - Atuação da Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria Pré-hospitalar e Intra-hospitalar

Cronograma do evento:
MANHÃ
– Mesa de abertura

– Painel “O papel da Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiatria”
Participantes: 
- Enfermeira Maria Carolina da Costa Pinheiro (Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem- PPGENF da Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2016) e Doutorado Sanduíche na Universidade Autónoma de San Luis Potosi - UASLP, México (2015); Mestrado em Ciências pelo PPGENF/UFPel (2009); Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016); Especialização em Projetos Assistenciais pela UFPel (1998); Aperfeiçoamento em Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP(2003); Facilitadora em Educação Permanente em Saúde pela ENSP; Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000); Graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1990); Especialista em Saúde na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul- SES/RS; Atua em Gestão Regional da Politica de Saúde Mental há 19 anos. Coordena o GT Planejamento, Monitoramento e Avaliação em Saúde da 3ª CRS/SES/RS. Coordenadora e docente da Unidade de Produção Pedagógica de Pesquisa em Saúde do Curso de Especialização em Saúde Pública da UERGS/ESP/SES/RS. Trabalhadora e pesquisadora da área de ciências da saúde, sub-áreas de enfermagem e saúde coletiva, com ênfase em saúde mental, gestão, avaliação e educação em saúde; Integrante do Grupo de Pesquisa: Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva do PPGENF-UFPel. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa – CEPS/ESP/SES/RS);
- Enfermeiro Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro (Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria, lotado no Colégio Politécnico, atuando nos cursos técnicos em Cuidados de Idosos, Enfermagem e Farmácia. E como colaborador no Centro de Ciências Sociais e Humanas, no Departamento de Serviço Social, atuando no curso de Serviço Social. Enfermeiro, graduado pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (2007-2011), doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (2017-2020), mestre em Ensino na Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, mestrado profissional, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA (2015-2017), especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pelotas (2011-2012), especialista em Linhas do Cuidado em Enfermagem - Atenção Psicossocial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2014).
Mediação: enfermeiro Uiasser Franzmann, do GT de Saúde Mental do Coren-RS

– Painel “A saúde mental das(os) profissionais de Enfermagem na pandemia”
Participantes:
- Psicóloga Aline Soares (Psicóloga, Mestranda em Psicologia e Pesquisadora. Integrante do Grupo de Pesquisa LaborClínica Unisinos, que tem por objetivo a realização de pesquisa na área laboral/organizacional para o entendimento da relação saúde mental e trabalho. Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e Especialista em Gestão da Saúde pela UFRGS. Como Psicóloga atuou na saúde pública e como Perita Judicial. Além disso, trabalha com Práticas Integrativas e Complementares, tem formação como Terapeuta Comunitária Integrativa, certificada pela ABRATECOM e formação em Auriculoterapia pela Universidade Federal do Santa Catarina. Atualmente é Coordenadora do CAPS III Recanto dos Girassóis, primeiro CAPS desta modalidade no Estado do RS);
- Enfermeira Luiza Bohnen Souza (Enfermeira do CAPS Infantil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Especialista em Saúde Mental pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do HCPA).
Mediação: enfermeira Paula Filippon

TARDE
– Apresentação de trabalhos

– Painel “As Experiências de Teleatendimento de Saúde Mental das(os) Profissionais de Enfermagem”
Participantes:
- Enfermeira Dorisdaia Carvalho de Humerez (Graduada em Enfermagem – EERPUSP; Mestrado e Doutorado - USP; Professor Adjunto Doutor Aposentado da Universidade Federal de São Paulo; Coordenadora da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental. Coordenadora do programa Enfermagem Solidária – Cofen. Avaliadora de Cursos e institucional Inep/Mec);
- Enfermeira Ariane da Cruz Guedes (Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura Plena) em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas; é doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas e Especialista em Atenção Psicossocial no Âmbito do Sistema Único de Saúde - UFPel. Membro do Grupo de Pesquisa-CNPq: Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva/UFPel. Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem);
- Enfermeira Lilian Sperb (Realiza estudo Pós-doutoral pelo PPGENF UFPEL com a supervisão da Prof. Dra. Luciane Kantorski. Pesquisadora em e-Health e e-MentalHealth. Doutora e Mestre pelo PPGENF UFPEL. Especialista em Saúde Mental pela UFPEL. Graduada pelas Faculdades de Enfermagem e Nutrição pela UFPEL. Realizou parte do Doutorado na University of Ottawa, Canadá. Desenvolvedora do website www.gruposaudemental.com).
Mediação: enfermeiro Uiasser Franzmann, do GT de Saúde Mental do Coren-RS

– Divulgação dos trabalhos vencedores do concurso científico 

– Atividade cultural e encerramento, com Gabriella Ferreira (Enfermeira (UFPel). Mestra em Ciências (PPGEnf/UFPel) e Especialista em Dançaterapia Método María Fux (CENSUPEG/Faculdade São Fidélis). Pós-graduanda em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial e Ensino Lúdico (CENSUPEG/Faculdade São Fidélis).
Algumas experiências: de 2014 a 2016, trabalhou como enfermeira no Centro de Atenção Psicossocial Cacimbinhas, em Pinheiro Machado, conduzindo também Oficinas de Dançaterapia e Expressão Corporal para as pessoas em sofrimento psíquico. Em 2017, idealizou e criou o Projeto Inspirando Vidas: Corpo Arte Movimento, que tem por objetivo inspirar pessoas (de todas as idades) por meio de práticas e experimentações corporais e de dançaterapia, utilizando recursos terapêuticos, artísticos e educacionais. As proposições desenvolvidas no projeto permitem a criação de espaços sensíveis e poéticos para experimentar o corpo e o movimento, possibilitando a descoberta de novos moveres e novas formas de sentir e de expressar corporalmente. A partir de um circuito de percepções e sensações, por meio da improvisação em dança, proporciona integração física, emocional e social, e faz com que as pessoas despertem para potencialidades corporais não percebidas e/ou adormecidas, criando novos olhares sobre si mesmas.
Em quase 5 anos com o projeto, já foi propositora e produtora de cursos livres para profissionais de diversas áreas, dentre elas, as principais: arte, saúde e educação, workshops e oficinas em escolas, empresas, hospitais, instituições de ensino superior, ações de saúde em Pelotas-RS e municípios da Região Sul do RS, além de conduzir encontros regulares para pessoas com ou sem deficiências, em Pelotas e no RS. De 2017 a 2019 trabalhou na Escola de Educação Infantil Upiá, conduzindo Oficinas de Dançaterapia e Expressão Corporal para crianças de 4 meses a 6 anos de idade. Possui experiência com crianças (de 3 a 10 anos de idade) com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em ambiente escolar e aulas particulares de dançaterapia e expressão corporal).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176
Galeria de fotos