06/09/2021
Coren-RS tem participado dos debates do Fórum Gaúcho de Combate aos Agrotóxicos

A conselheira e enfermeira Fernanda Borkhardt representa o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) nas discussões do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA). O grupo tem debatido diversos assuntos dentro deste tema, em especial PL 260/2020 (da Assembleia Legislativa do RS). A medida estadual foi sancionada com 37 votos favoráveis e 15 votos contrários das(os) deputadas(os) gaúchas(os).

“São regulamentações que liberam os usos de alguns agrotóxicos que, comprovadamente, causam danos à saúde. São produtos já proibidos em outros países, inclusive no país de origem, ou seja, no país que produz o princípio ativo destas substâncias”, afirma Fernanda. Em âmbito estadual, o FGCIA debate quais meios jurídicos poderiam ser utilizados na tentativa de frear medidas que colocam em risco a saúde da população.

“É imprescindível pensarmos em meios de desestimular o uso de agrotóxicos, seja através de taxas que compensem seus danos ou estímulo aos produtos orgânicos e agricultura familiar. No entanto, o Brasil não tem adotado esse pensamento. Pelo contrário, tem ido na contramão desse discurso e está apostando em leis que liberam e facilitam ainda mais o uso de veneno na produção agrícola, isso impacta negativamente todo o sistema de saúde e consequentemente a Enfermagem”, reforça a enfermeira.

Mais informações sobre o “Pacote do Veneno” podem ser conferidas CLICANDO AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181