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Dúvidas Frequentes

1. PROCEDIMENTOS DE NEGOCIAÇÃO

1.1 Como faço para negociar meus débitos?

Existem 3 formas de se negociarem débitos:
  1. Presencialmente, comparecendo à sede ou a uma subseção do COREN/RS
  2. Por telefone, através dos números (51) 3378-5500, (51) 3378-5532, (51) 3378-5533, (51) 3378-5534, (51) 3378-5545 e (51) 3378-5517.
  3. Entrando na área profissional do site http://www.portalcoren-rs.gov.br e fazendo a simulação de débitos online.

1.2 Como se dá a negociação online através do site do COREN/RS?

  1. Faça a simulação de sua negociação preenchendo os itens solicitados.
  2. Aguarde a análise da simulação, a qual averiguará as anuidades pendentes, bem como Processo de Execução Fiscal, se houver.
  3. Após confirmação, será enviado um e-mail informando que o Termo de Confissão de Dívida se encontra disponível no site.
  4. O documento deverá ser assinado na última folha e rubricado nas demais. Envie-nos o documento novamente, em boa qualidade, pelo site.
  5. Caso o Termo conste conforme as instruções acima, os boletos serão disponibilizados também no site.

1.3 A anuidade vigente pode ser negociada junto aos demais débitos?

Não. A anuidade vigente deverá ser negociada separadamente em relação aos demais débitos. Consulte as formas de negociação específicas clicando aqui.

1.4 Há algum desconto possível nas negociações?

Por se tratar de uma autarquia federal, a possibilidade de concessão de desconto nas negociações feitas através da via administrativa se dá somente quando o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN - emite alguma Resolução que autorize e regulamente o procedimento de desconto pelos Conselhos Regionais. Atualmente, o menor valor total possível refere-se ao valor demonstrado na simulação à vista.

1.5 As parcelas não podem ser fixas?

Não. As parcelas são crescentes, incidindo 1% de juros ao mês.

1.6 Onde posso pagar minhas parcelas?

Em qualquer agência bancária, caixa eletrônico, lotérica ou pela internet. Na sede ou em qualquer subseção do COREN-RS há a possibilidade de efetuar o pagamento no cartão de débito ou crédito com as bandeiras VISA, MATERCARD, BANRICOMPRAS ou VERDE CARD.

1.7 Já paguei alguma(s) parcela(s). Posso pagar à vista o saldo remanescente?

Sim. Basta entrar em contato com o Departamento de Arrecadação e solicitar renegociação dos débitos. O atendente irá desfazer a negociação vigente e renegociar as pendências financeiras. ATENÇÃO: os valores serão corrigidos e reajustados.



2. COMPENSAÇÃO DE PAGAMENTOS

2.1 Em quanto tempo meu pagamento é compensado no sistema?

Os pagamentos em agência bancária, caixa eletrônico, lotérica ou pela internet se dão entre 2 e 3 dias úteis contados do efetivo pagamento, desde que não sejam pagamentos agendados.
Já os pagamentos no cartão de débito ou crédito se dão em poucas horas.

2.2 Após o pagamento, é necessário enviar o comprovante?

Não, a compensação se dá automaticamente conforme o item 2.1.

2.3 Fiz o pagamento, mas ainda consta no site como pendente/em aberto/vencida a parcela. Não foi aceito?

Não. A compensação se dá automaticamente conforme o item 2.1.



3. DÉBITOS SENDO COBRADOS JUDICIALMENTE

3.1 Tenho processo de execução fiscal. Posso negociar pela via administrativa os valores cobrados judicialmente?

Sim. Ao enviar-nos a simulação, será averiguada a situação do processo e a cobrança será realizada conforme as regras do Conselho.

3.2 Foram bloqueados valores em minha conta. Como faço para os desbloquear?

A petição solicitando o desbloqueio de valores será enviada à justiça, desde que ocorra:
  • A negociação dos débitos que estejam sendo executados judicialmente, bem como o pagamento e compensação da 1ª parcela com o valor mínimo de 25% do montante executado.
ou
  • Pagamento integral com sua respectiva compensação.

3.3 Meu veículo está com restrição. Como faço para retirá-la?

Apenas por meio do pagamento integral e compensação das anuidades que são objeto do processo.



4. SOBRE CERTIDÕES

4.1 A partir de que momento poderei obter a CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS?

Após a quitação de todas as pendências, respeitado o prazo de compensação, esta certidão poderá ser emitida através do site.

4.2 Optei pelo parcelamento e estou em dia com as minhas pendências. Posso obter algum tipo de certidão?

Desde que todas as negociações, incluindo-se a do ano vigente, estejam em dia, o(a) inscrito(a) poderá emitir a Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos através do site, clicando aqui.



5. RESCISÃO DO PARCELAMENTO

5.1 Posso desistir da negociação?

Sim.

5.2 A negociação pode ser desfeita sem minha intenção?

Sim. Em caso de inadimplemento (não pagamento) de 3 parcelas consecutivas ou de 6 alternadas, a negociação perderá a validade.

5.3 O que acontece com parcelas já pagas, caso seja desfeita a negociação?

Os valores pagos serão descontados das anuidades mais antigas para as mais recentes.
Assim, a simulação futura será baseada nos valores restantes.



6. REEMISSÃO DE BOLETO

6.1 Meu boleto venceu. O que faço?

As parcelas vencidas podem ser reemitidas clicando aqui, observando-se as limitações relativas à rescisão. Observar o item 5.2.

 
 
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