01/02/2013
Conheça seu Conselheiro – perfil Fabiana Rosa

Conselheira Fabiana Rosa
Unir a capacidade de lidar com o cuidado humano ao conhecimento técnico que essa atividade requer foi o que motivou Fabiana Rosa a escolher a profissão de enfermeira. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestre em Diagnóstico Genético e Molecular (Ulbra), hoje, aos 35 anos, ela também ocupa o posto de enfermeira conselheira efetiva do Coren-RS. O currículo da conselheira é extenso e dinâmico: já passou pela coordenação de Enfermagem de uma empresa privada de coleta de sangue de cordão umbilical e pela coordenação técnica de uma clínica de home care, mas foi seu trabalho do Hospital Santa Casa do município de São Gabriel que a fez vivenciar a realidade da categoria no interior do Estado. Atualmente, é concursada na Secretaria Estadual da Saúde, onde exerce o cargo de Assessora Técnica no Complexo Regulador Estadual. Acompanhe a entrevista de Fabiana Rosa abaixo.

- Como foi a primeira experiência profissional como enfermeira?
Sou especialista em Intensivismo Adulto e minha primeira experiência na área da saúde foi como enfermeira assistencial na Sala de Recuperação Anestésica (SR) do Hospital São Lucas da PUCRS, onde atuei por 10 anos.

- O que mais motiva a atuar na área?
É a possibilidade de poder investir intensa e profundamente na transformação das pessoas que trabalham com a Enfermagem. Colaboro para que a categoria reflita sobre o seu papel profissional, social e missionário em prol de um cuidado humanizado e seguro aos nossos clientes.

- Quais os maiores desafios já enfrentados/a serem enfrentados?
Conhecimento, percepção, visibilidade e habilidade são competências solicitadas constantemente de nós. São essas qualidades que nos diferenciam profissionalmente. No início da carreira, o que mais me deixava apreensiva era que, durante a formação acadêmica, era priorizada a parte assistencial, ficando em segundo plano as disciplinas de supervisão e gestão em Enfermagem. Mas acontece que gerir pessoas é uma das maiores dificuldades da categoria, que está pouco preparada para delegar atividades diariamente ao outro sem que pareça ordem, mas, sim, um ato prazeroso e integrado na função ali exercida.

- Qual a importância de trabalhar no Coren-RS?
A importância de trabalhar no Coren é poder participar mais ativamente das políticas públicas de saúde, buscando a valorização da Enfermagem. Poder buscar o respeito e consideração por parte do Ministério Público, que deve ouvir as demandas da profissão na hora de definir portarias, também é essencial. Reitero o slogan pelo qual nossa chapa foi eleita: "A mudança depende de você" se refere à união da Enfermagem gaúcha. É assim que conseguiremos fortalecer a categoria e fazer com que a sociedade nos valorize profissionalmente.

- O que já realizou em prol da categoria e o que ainda quer realizar?
O fato de termos tido coragem e competência para mudar o Coren-RS já é uma relização e tanto. Estamos com uma gestão cada vez mais próxima de nossos inscritos e extremamente transparente. Isso me deixa muito feliz, pois é um marco histórico para Enfermagem no Estado. Agora em 2013 também assumo a Coordenação da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Coren-RS.

- Além da satisfação profissional, que outros retornos a Enfermagem trouxe/traz para você?
A enfermagem é uma profissão muito bonita, que traz prazer para as pessoas que tem vocação para cuidar de outras. É uma honra tratar e recuperar pacientes, levar mudanças positivas a vida das pessoas. Isso tudo agregado de conhecimento já é o retorno mais importante a todos nós.