08/12/2016
Mestrado profissional Cofen/Capes abre seleção de universidades
Limite para submissão eletrônica das propostas termina em 19 de janeiro

Programa é resultado de convênio entre o Cofen e a Capes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou na segunda-feira (05) o edital de seleção de universidades para o maior programa de financiamento de mestrado profissional do Brasil. Por meio de convênio com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), serão financiadas 100 vagas gratuitas anuais em diversas universidades, ao longo de cinco anos, totalizando 500 vagas.

Podem participar da seleção Instituições de Ensino Superior (IES) pública e privadas, com conceito igual ou superior a 3. O limite para submissão eletrônica das propostas termina em 19 de janeiro - acesse o edital no Portal Capes. O projeto tem foco na Sistematização da Assistência e na Implementação do Processo de Enfermagem. É voltado para enfermeiros(as) com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal, e também nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse convênio inaugura uma nova etapa de relacionamento da Capes com os órgãos de fiscalização profissional”, afirmou o presidente da Capes, Abílio Neves, na assinatura do convênio. Neves destacou, ainda, a importância da parceria para o fortalecimento dos programas de mestrado profissional no Brasil.

“Com o mestrado, buscamos reduzir o descompasso entre a mão de obra qualificada existente e as necessidades da Saúde Coletiva, fortalecendo o SUS”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri. “Acreditamos que a boa formação é essencial para a qualidade da assistência e valorização da Enfermagem”, ressaltou.

Fonte: Ascom - Cofen (saiba mais aqui)