22/02/2017
Coren-RS promove, em março, painel para discutir o papel da mulher na Enfermagem
O Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, não é meramente uma data a ser celebrada, mas se configura como um momento propício para a discussão e o avanço nas questões de gênero – especialmente no que se refere à Enfermagem. No Rio Grande do Sul, 84,6% da categoria é composta por mulheres, conforme dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a pedido do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). No Brasil, o percentual é o mesmo: 84,6%. 

Com esse foco, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), em parceria com o Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers) e Sindisaúde-RS, promoverá o painel Mulheres da Enfermagem, vamos falar sobre isso?, no Auditório do Hospital Presidente Vargas, em Porto Alegre, no dia 08. Haverá debates, atrações culturais e coquetel de encerramento (saiba mais abaixo). 

O evento é gratuito, com inscrições pelo site eventos.coren-rs.com.br e vagas limitadas. Os(As) participantes ganharão certificado. Participe e ajude a divulgar!

Mulheres da Enfermagem, vamos falar sobre isso?
Onde: Auditório do Hospital Presidente Vargas (Avenida Independência, 661, 8º andar, bloco C – bairro Independência – Porto Alegre – RS)
Quando: dia 08 de março de 2017 (quarta-feira), a partir das 18h
Inscrições e certificadoseventos.coren-rs.com.br

Programação:
Violência: prevenção, enfrentamento e autonomia
Ariane Leitão – graduada em Direito, consultora em políticas para as mulheres e assessora da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do RS

A mulher e o mercado de trabalho
Denise Corrêa – graduada em Ciências Econômicas, diretora da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi-RS) e integrante da Marcha Mundial das Mulheres

Um olhar de gênero sobre a Enfermagem: provocações
Dagmar Meyer – graduada em Enfermagem e professora doutora de pós-graduação em Educação e Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176