05/05/2017
Coren-RS se reúne com prefeitura e vereadores de Pelotas em busca de soluções para o Pronto-Socorro
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, e pelo coordenador de Processos Éticos e Fiscalizatórios, Márcio Medeiros Félix – esteve nesta quarta-feira (03), em Pelotas, na Região Sul do estado, com o objetivo de achar soluções para as inconformidades do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP).

Desde 2015, o Conselho, em visitas fiscalizatórias feitas à instituição, aponta déficit de profissionais de Enfermagem – faltam, aproximadamente, 12 enfermeiros(as) e 26 técnicos(as). Denúncias recentes feitas ao Coren-RS também relatam falta de material – apenas um nebulizador e um aparelho de medir pressão para todos(as) os(as) pacientes –, condições precárias de trabalho e superlotação. Esse quadro afeta tanto os(as) profissionais de Enfermagem quanto os(as) usuários(as), que ficam expostos(as) a um atendimento com menos segurança e menos qualidade. 

No início da tarde, o grupo se reuniu com a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e expôs a situação. “Viemos em busca de um esforço coletivo para esse processo de adequação que precisa ser feito no Pronto-Socorro. Fiscalizamos todas as instituições de saúde do estado e a gravidade da situação do Pronto-Socorro destoa das demais e nos preocupa muito”, disse Daniel. “Os(As) profissionais estão se colocando em risco e também os(as) usuários(as)”, complementou Cláudia. A Comissão se comprometeu em realizar uma nova reunião com representantes do Coren-RS, do PSP, da prefeitura (que administra o Pronto-Socorro), dos trabalhadores(as) e entidades sindicais, no dia 17 de maio.

O Conselho, no fim da tarde, foi recebido pela prefeita Paula Mascarenhas, pela secretária municipal de Saúde, Ana Costa, e por demais representantes do Executivo. “Os(As) profissionais da Enfermagem lidam com a vida das pessoas. É nosso dever apontar o que é necessário para que a população tenha um atendimento com segurança”, afirmou Daniel.

O Coren-RS se colocou à disposição para ajudar, inclusive com a realização de capacitações para os(as) profissionais do PSP, sobre o exercício legal da Enfermagem. A administração municipal se mostrou aberta a dialogar, apesar de discordar do quantitativo extra necessário de técnicos(as) e enfermeiros(as) apontado pelo Conselho.

No início da noite, Daniel, Cláudia e Márcio foram até o PSP e conversaram com o enfermeiro RT e mais alguns profissionais. O Coren-RS seguirá acompanhando de perto a situação do PSP e cobrando soluções. É um Conselho mais resolutivo, presente e apoiador da categoria! 

Repercussão na imprensa – A ida do Conselho a Pelotas, para tratar sobre a situação do Pronto-Socorro, repercutiu com força na imprensa. O fato foi noticiado pelos jornais Diário Popular (leia mais aqui) e Correio do Povo, pela Rádio Pelotense e pela RBS TV, no programa Bom Dia Rio Grande (veja aqui).

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Galeria de fotos