19/05/2017
Coren-RS participa de audiência pública para debater a situação do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP)
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza – participou nesta quarta-feira (17) de audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas para discutir soluções para as inconformidades do Pronto-Socorro do município. A audiência foi promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara.

Desde 2015, o Conselho, em visitas fiscalizatórias feitas à instituição, aponta déficit de profissionais de Enfermagem – faltam, aproximadamente, 12 enfermeiros(as) e 26 técnicos(as). Denúncias recentes feitas ao Coren-RS também relatam falta de material, condições precárias de trabalho e superlotação.

Em sua fala inicial, Daniel afirmou que a qualidade da assistência prestada aos(às) usuários(as) está diretamente relacionada ao quantitativo de pessoal de Enfermagem. “Queremos que os(as) usuários(as) sejam atendidos(as) de forma segura e com qualidade. E, para isso, devemos tratar as questões do Pronto-Socorro de Pelotas [PSP] como prioridade”, sentenciou.

Daniel reforçou, ainda, que o déficit de profissionais não é danoso apenas para os(as) pacientes. “A falta de pessoal faz com que os(as) profissionais de Enfermagem assumam diversas funções, inclusive, que não são suas. Essa sobrecarga vem causando o adoecimento da categoria.”

Também participaram da audiência representantes do Sindisaúde Pelotas – incluindo a presidente, Bianca D Carla -, da Secretaria Municipal de Saúde – incluindo a secretária, Ana Costa -, do Conselho Municipal de Saúde e da administração do PSP. Todos(as) se manifestaram. Em seguida, alguns vereadores(as) falaram.

O Poder Executivo se mostrou disposto a dialogar em busca de soluções. No início de março, o Coren-RS já havia estado em Pelotas para tratar do assunto.

Em suas considerações finais, o presidente do Coren-RS disse que o Conselho seguirá acompanhando de perto a questão. “Vamos ver no que é possível avançar quanto às questões do PSP. Devemos focar em soluções mais imediatas. O nosso objetivo é resolver ou minimizar esse sofrimento, tanto de profissionais quanto de usuários(as).”  

Repercussão na imprensa – A audiência pública e a presença do Coren-RS em Pelotas, mais uma vez, para tratar sobre o PSP, repercutiram na imprensa local. Daniel e a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Conselho, Cláudia Mastrascusa, falaram ao vivo durante o programa Hora Marcada, do apresentador Sérgio Corrêa, na Rádio Tupanci. Daniel também concedeu entrevista a Rádio Pelotense.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Galeria de fotos