14/06/2017
Coren-RS garante contratação de mais profissionais de Enfermagem para Hospital de Viamão
A contratação deverá acontecer para suprir o déficit de profissionais apontado em fiscalização do c

Aconteceu na terça-feira (13), audiência no Ministério Público (MP) de Viamão para tratar sobre as irregularidades do Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão. Na ocasião, estavam presentes, representando o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS), a conselheira Nelci Dias, a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa e o coordenador de Processos Éticos e Fiscalizatórios do Departamento Jurídico, Márcio Félix. Também estavam presentes representantes da Secretaria Estadual de Saúde e da gestão do próprio hospital.

Em 2015, o Coren-RS realizou ação fiscalizatória na instituição e detectou o deficit de pessoal da Enfermagem, segundo o cálculo de dimensionamento aplicado. Desde lá, o conselho vem recebendo denúncias a respeito de situações desencadeadas por estas irregularidades e tomando as medidas necessárias. Uma destas medidas foi acionar o Ministério Público que, através de inquérito, mediou a audiência para que o acordo entre as tês partes – hospital, MP e Coren-RS – fosse estabelecido. Foi acordado, então, que o hospital deverá contratar sete enfermeiros(as) para suprir minimamente o déficit, sendo um contratado(as) em julho e mais seis até dezembro, ainda deste ano.

“Esta vitória do Coren-RS representa uma conquista da Enfermagem”, afirma Nelci, completando que este acordo será benéfico tanto para os(as) profissionais quanto para os(as) usuários(as). Segundo Cláudia, a contratação destes(as) profissionais deve acontecer para tirar a sobrecarga da equipe de Enfermagem atual da instituição e melhorar o atendimento à população, e por isso é tão importante. 

O Coren-RS tem como meta garantir uma saúde pública de qualidade trabalhando a valorização das categorias da Enfermagem. Isso se traduz garantindo que as instituições cumpram suas metas, capacitando os(as) profissionais e acompanhando suas demandas.


Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695