23/06/2017
Coren-RS participa de reunião sobre o ensino EaD com o Fórum-RS

Na última quarta-feira (21), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou de uma reunião da Câmara de Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do estado (Fórum-RS). Quem representou o Coren-RS foi o conselheiro Ricardo Haesbaert e junto a ele estavam representantes de outros conselhos profissionais. O tema da reunião foi o ensino a distância (EaD) nas áreas da saúde. Essa reunião faz parte de uma série de mobilizações das áreas da saúde – e do Coren-RS – para debater as consequências do EaD na formação desses(as) profissionais.

No último dia 07 de junho ocorreu, na Assembleia Legislativa do estado, uma audiência pública para tratar sobre este tema. Ela foi promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente. O Coren-RS esteve presente, reiterando o seu posicionamento (saiba mais). Dessa audiência, foi enviada a autoridades uma moção sobre o assunto. Também da audiência ficou encaminhado que a Câmara de Saúde do Fórum-RS elaboraria, junto aos conselhos, uma cartilha.

“A ideia de elaborar essa cartilha é alertar a população sobre os riscos do ensino EaD para todas as áreas da saúde”, explica o conselheiro Ricardo. O Coren-RS se posiciona contra essa modalidade de ensino, por entender que ela não supre as necessidades que a Enfermagem necessita para a formação profissional, como cuidados e técnicas práticas, por exemplo.

O Coren-RS tem buscado contribuir com a formação profissional da Enfermagem - dentro de seu campo de atuação - com o Programa de Educação Permanente e se colocando à disposição dos(as) profissionais e futuros(as) profissionais (confira aqui sobre o programa). O Conselho tem como meta ser mais resolutivo, trabalhar para atender as demandas da Enfermagem e se posicionar sempre pela valorização da profissão.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Denise Campão DRT/RS 5.695